Marca inglesa do Grupo VW reage ao aumento da concorrência no mercado do luxo e do superluxo! O SUV representa cerca de 50% das vendas do emblema do consórcio alemão. À prova, a versão V8 com motor de 4 litros e 550 cv. Duas toneladas e meia de prazer(es)

Na Bentley, antecipando-se crescimento importante da concorrência, com a estreia do DBX, primeiro Sport Utility Vehicle (SUV) na gama da Aston Martin, atualização do Bentayga, o automóvel mais importante da marca do Grupo VW, com mais de 20.000 exemplares desde 2016 (anualmente, representou cerca 50% das vendas do fabricante). Esta intervenção, relevante, beneficiou tanto a imagem como o equipamento. Na carroçaria, descontando-se as portas, todos os painéis são novos, mas o progresso valorizou muito mais a imagem da traseira, com a adoção de farolins semelhantes aos do Continental GT.
O sucesso do Bentayga (quase 50% das vendas da Bentley) não permitiu arriscar muito na atualização do SUV. Garantida a proteção da espécie, missão bem cumprida. Na edição nova, manutenção do V8 4.0 biturbo com 550 cv, que representa 70% das vendas do peso pesado da Bentley! De série, caixa automática de 8 velocidades com função manual ativada de forma sequencial e tração integral. Performances prometidas: velocidade máxima de 290 km/h e 0-100 km/h em 4,5 s. Impressionante, tratando-se de automóvel com mais de 2,4 toneladas…

Visualmente, existem mais novidades na edição-2021 de SUV com maior concorrência após os lançamentos de Lamborghini Urus e Rolls-Royce Cullinam (curiosamente, o primeiro baseia-se na mesma arquitetura técnica, uma vez que o fabricante italiano também é propriedade do Grupo VW). Na dianteira, por exemplo, grelha redesenhada, redimensionada e reposicionada (deslocaram-na 30 mm para cima). Combinada com a redução de 10 mm na dimensão dos guarda-lamas, imagem ainda mais musculada, robusta. Já a via traseira ganhou 20 mm em largura. Mantêm-se a suspensão com molas pneumáticas e amortecedores de firmeza variável ou as barras estabilizadoras ativas, que são alimentadas por rede elétrica complementar de 48V.
Para as rodas, jantes de 21’’ ou 22’’. O automóvel em exame encontrava- se equipado com as segundas (medidas dos Pirelli: 285/40 ZR22). Também na tabela de extras, sistema de travagem mais potente e resistente à fadiga, com discos carbocerâmicos (440 mm de diâmetro). A Bentley, nas versões First Edition, dispensou-os, mesmo tratando-se de recurso recomendado, devido ao nível de potência e peso.
O Bentayga também progride no cockpit, com painel digital no lugar da instrumentação analógica. Como complemento, no centro do painel, imediatamente abaixo das saídas da climatização separadas pelo relógio da marca de luxo Breitling, que têm acabamentos em alumínio anodizado e desenhos inspirados nas asas do emblema da marca britânica, encontra-se ecrã de maiores dimensões para o sistema de info-entretenimento (10,9’’). E também existem materiais novos para os revestimentos do habitáculo, incluindo madeiras.

No SUV, tecnologia LED para a iluminação (82 pontos de luz em cada farol dianteiro). Finalmente, reivindica-se aumento do espaço nos lugares posteriores (bancos redesenhados, regulações mais amplas), zona do habitáculo que ganhou um sistema de ventilação específico.
Confortável e velocíssimo
Dinamicamente, o Bentayga também beneficiou com a evolução da espécie. Tanto as dimensões como o peso (respetivamente, 5,125 m de comprimento e mais de 2,4 toneladas) penalizam a agilidade, aquém da de concorrentes baseados na mesma arquitetura, como Lamborghini Urus ou Porsche Cayenne, mas o comportamento surpreende pela positiva, sobretudo rolando-se em autoestrada, onde o conforto é excecional, devido à capacidade da suspensão pneumática na filtragem do piso. Este sistema adapta-se a quatro alturas ao solo e atua de forma solidária com o Dynamic Ride (barras estabilizadoras ativas) para limitar os movimentos de rolamento da carroçaria em curva, para otimização da estabilidade. Assim, condução mais precisa e veloz.
No Bentayga V8 com o pacote opcional First Edition (39.138 €), especificação Touring. Neste equipamento, novo, várias assistências eletrónicas que melhoram as sensações tanto de controlo do automóvel como de segurança, independentemente do estilo de condução e do tipo de superfície – regulador de velocidade adaptativo, projetor de informações no para-brisas (Head-Up Display), visão noturna e apoio à manutenção na faixa de rodagem. Soma-se-lhes o All Terrain (4440 €), com quatro modos de condução complementares. Dois privilegiam o desempenho do SUV fora de estrada (Mud & Trail e Sand), onde as rodas de 22’’ recomendam aventuras com muita moderação, dois melhoram as performances (Dirt & Gravel e Snow, Ice & Wet Grass). Nos quatro, intervenção nos principais sistemas do automóvel, do motor à caixa de velocidades, da suspensão à tração integral, para melhorar o controlo da carroçaria e a resposta do chassis. Abandonando-se o asfalto, atuação na articulação dos eixos aumenta a aderência e o conforto.

O Bentayga V8 tem quatro programas de condução principais: Custom, Comfort, Bentley e Sport. O primeiro permite (re)configuração individual dos sistemas principais do SUV, o quarto privilegia o comportamento do automóvel e as performances. Neste modo, socorrendo-nos do controlo de arranque da caixa de velocidades, 0-100 km/h em 4,8 segundos, de acordo com as nossas medições. A marca britânica anuncia uma velocidade máxima de 290 km/h. Neste segmento, existem automóveis mais rápidos, é verdade, mas não há igual em bem-estar a bordo e luxo – o Rolls-Royce Cullinam possui um posicionamento ainda mais elitista e exclusivo.
O V8 4.0 biturbo é poderoso, reagindo de forma muito expedita e enérgica ao acelerador, independentemente do regime de funcionamento. Este comportamento deve-o, sobretudo, aos 770 Nm entre as 1960 e as 4500 rpm. Rolando- -se no asfalto ou fora de estrada, mecânica (sempre!) pronta para a ação. Conduzindo- se de forma mais relaxada, sistema automático e inteligente de desativação de cilindros garante (alguma) moderação nos consumos, mas nunca baixámos dos 15 l/100 km, número que combina com o estatuto de peso pesado da Bentley… Não menos impressionante: travões muito potentes e resistentes à fadiga param o Bentayga, numa manobra de 100 a 0 km/h, em 35,6 metros, uma performance formidável, considerando as mais de 2,4 toneladas do automóvel made in Inglaterra.

O êxito dos SUV não é exclusivo dos segmentos mais populares (subcompactos e compactos). O formato automóvel da moda também tem cada vez mais adeptos entre as marcas que representam a elite da indústria. O Bentayga alavancou o crescimento da Bentley sem beliscar a imagem de luxo e sofisticação que associamos ao fabricante do Grupo VW. Os britânicos, trabalhando na evolução da espécie, protegeram-na bem do aumento de concorrência predadora.