O Ceed mudou a face da Kia na Europa, desde o lançamento em 2006, como 1.º modelo da marca sul-coreana desenhado e projetado na Europa, com o consumidor europeu como prioridade. Agora, a Kia mudou a face do Ceed, que adota o novo logótipo do construtor, representativo da ambição que a marca tem em estabelecer uma posição de liderança na indústria da mobilidade do futuro – compacto do segmento médio-inferior (C) é o ponta de lança da Kia (representa 28% das vendas), mas a intenção é continuar a subir posições no ‘top’ dos carros mais vendidos do Velho Continente.
Mais ‘mexidas’ na dianteira no modelo da 3.ª geração: grelha redesenhada, uma assinatura luminosa em LED redefinida e um novo para-choques redesenhado com detalhes cromados. Na secção posterior, o destaque vai para os atualizados farolins traseiros full-LED, que passam a incorporar os “piscas” dinâmicos. Nos para-choques posteriores, novos apontamentos em preto brilhante e saída de ar simuladas. As atualizações na estética ainda contemplam a adoção de umas novas jantes de 17 e 18 polegadas e quatros novas cores exteriores de carroçaria (Experience Green, Yucca Steel Grey, Machined Bronze e Lemon Splash).

Novos acabamentos, a robustez de sempre
No habitáculo do Ceed, com consola central mais inclinada para o lado do condutor, ecrã do sistema de infoentretenimento bem posicionado (neste nível de acabamento Sport, ecrã tátil de 10,25 polegadas, compatibilidade com Apple Carplay e Android Auto e porta USB na consola) e painel de instrumentação digital (de 12,3 polegadas) colocado à frente do volante. Os materiais utilizados são de qualidade mediana – há plásticos rijos menos bons. Contudo, a solidez da construção geral ameniza um pouco o menor cuidado na escolha desses plásticos, parecendo suficiente para impedir o aparecimento de ruídos parasitas com o avanço da idade.
Nos bancos posteriores, o espaço ao nível das pernas é apenas mediano, embora sem obrigar a demasiados ‘apertos’. Há concorrentes mais espaçosos no segmento.
Na mala, o compacto coreano também não traz novidades; o compartimento de carga mantém a oferta de 395 litros na configuração de cinco lugares a bordo e dispõe de plataforma que permite configurar prático fundo falso.

Motor (re)conhecido
Sob o capot, o motor 1.0 turbo a gasolina sobejamente conhecido. Este 3 cilindros a debitar 120 cv destaca-se por autorizar condução fluida e é muito bem gerido por caixa manual de 6 velocidades com escalonamento correto e cujo seletor agrada pela precisão. Elogios também para o reduzido ruído de funcionamento desta mecânica, que confere virtudes essenciais neste tipo de automóveis: utilização fluida e, muito importante, consumos contidos. Seguindo o habitual protocolo de aferição de consumos, apurámos a muito interessante média final de 6,3 l/100 km. E acreditamos que com maior cuidado é possível obter médias abaixo dos 6 litros.
Dinamicamente, Ceed destaca-se pelo rolamento suave, mesmo em pisos irregulares, com amortecimento brando, mas consistente no contacto com o solo, a absorver com primor os ressaltos. Acelerando o ritmo e enfrentando percursos sinuosos, o carro coreano não revela oscilações pronunciadas da carroçaria em curva, mostrando ser automóvel seguro e fácil de guiar. A direção, cujo sistema de assistência (elétrico) merecedor das maiores críticas nas primeiras gerações do Ceed, contribui sobremaneira para essas sensações, com afinação e acerto que lhe conferem já a exatidão e o tato exigíveis a automóvel moderno.
Para o Ceed renovado com motor a gasolina de 120 cv, no acabamento Sport, a Kia tem a decorrer campanha de lançamento que inclui desconto direto no valor 3.750€, fixando o preço nos 21.900€.