Nissan Juke Kiiro

À boleia do Homem-Morcego

TESTE

Por José Caetano 26-05-2022 07:00

Fotos: Gonçalo Martins

A Nissan associou-se à Warner Bros. Pictures e, aproveitando a estreia cinematográfica de ‘The Batman’, com o britânico Robert Pattinson no papel principal, na interpretação de Bruce Wayne, o homem morcego, desenvolveu edição especial do Juke apenas para o mercado europeu, que limitou a 5000 exemplares – 350 em Portugal. Chama-se Kiiro, palavra japonesa que significa amarelo, precisamente a cor que difere este modelo das demais versões de automóvel com motor de 3 cilindros e 1 litro a gasolina, com 114 cv.

À boleia da estreia do 14.º filme da série iniciada em 1966, inspirando-se no «Cavaleiro das Trevas» Bruce Wayne publicado pelo DC Comics, originalmente, em 1939, o centro de desenho da Nissan na Europa, baseado em Londres, Inglaterra, produziu a edição nova do Juke e atribuiu-lhe o nome Kiiro, palavra que significa amarelo em japonês. Assim, a marca prossegue a fórmula cromática estreada na geração original do Juke (2010), nas séries especiais Kuro (preto) e Shiro (branco).

Na edição Kiiro da geração 2 do Juke, subcompacto introduzido no mercado europeu já na contagem decrescente para a mudança de 2019 para 2020, a marca estreia cinzento moderno e soma-lhe apontamentos contrastantes em amarelo tanto nos para-choques como nas bases das portas, que sublinham a imagem diferenciadora de automóvel que sobressai numa classe muito povoada (crossovers e SUV subcompactos), precisamente pelo desenho da carroçaria. Como complemento, acabamento em alumínio no defletor do para-choques dianteiro.

O Juke Kiiro está equipado com as jantes de 19’’ da versão de topo Tekna, que a marca pintou de preto para sublinhar o estatuto especial da edição limitada. E esta explicação também é válida para a decoração gráfica que encontramos nas caixas dos retrovisores exteriores e nos extremos do tejadilho. Obviamente, também encontramos elementos exclusivos no interior, vide revestimentos em pele dos bancos, que combinam cinzento metálico e preto, placa em alumínio na consola central, à frente do seletor da caixa, ou a mão cheia de apontamentos em amarelo. Tudo somado, apresentação mais atrativa, audaz e sofisticada.

No Juke Kiiro disponível em Portugal por 25.150 € (a versão básica Visia, privilegiando-se a caixa manual à automática, vende-se a partir de 20.250 €, no caso de particulares, por desfrutarem de campanha comercial no valor de 1500 €!), motor de 3 cilindros e 1 litro a gasolina. Esta mecânica moderna tem sistema de sobrealimentação e rende 114 cv e 200 Nm. O suficiente para conduzirmos de forma muito despachada sem consumo excessivo, devido à resposta expedita aos movimentos no acelerador, aproveitando-se o funcionamento competente da TCT, designação da Nissan para a caixa automática de 7 velocidades e embraiagem dupla, sistema que inclui um modo sequencial ativado em patilhas no volante.

O Juke também dispõe de seletor de modos de condução. Chama-se D-Mode e ativa-se em botão próprio na consola entre os bancos dianteiros, ao lado do seletor da caixa. O programa Sport torna o Nissan ainda mais reativo, através de intervenção na direção e na velocidade do débito de potência da mecânica. Dinamicamente, zero novidades, na comparação com as demais versões da gama. O automóvel satisfaz mais pela agilidade e estabilidade do que pela suavidade de rolamento, devido à firmeza da suspensão.

Finalmente, tratando-se de uma edição especial produzida em número muito limitada, a versão Kiiro do Juke apresenta-se com equipamento completo, incluindo nos campos das assistências eletrónicas à condução e da conetividade.

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

NISSAN JUKE

Kiiro

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha
Capacidade 999 cc
Alimentação Injeção direta, Turbo, Intercooler
Distribuição 1 a.c.c./12v
Potência 114 cv/5000 rpm
Binário 200 Nm/3000 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 7 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,5 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,210/1,800/1,595 m
Distância entre eixos 2,636m
Mala 422-1305 litros
Depósito de combustível 46 litros
Pneus F 7jx19-225/45 R19
Pneus T 7jx19-225/45 R19
Peso 1286 kg
Relação peso/potência 11,2 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 180 km/h
Acel. 0-100 km/h 11,1 s
Consumo médio 6,1 l/100 km
Emissões de CO2 139 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 103,12 €

Medições

NISSAN

Acelerações
0-50 km/h 3,6 s
0-100 / 130 km/h 10,5 s
0-400 / 0-1000 m 17,5/32,3 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 4,8 s
60-100 km/h (D) 6,1 s
80-120 km/h (D) 8,9 s
Travagem
100-0/50-0km/h 35,6/9,4 m
Consumos
Consumo médio 6,7 l/100km
Autonomia 686 km

Conte-nos a sua opinião 0

TESTE