Desenvolvida sobre o nível de equipamento Acenta, a nova edição especial Kiiro chega agora ao citadino Micra, o segundo modelo da gama da marca nipónica na Europa (depois do Juke) a receber linha de recheio que se distingue pela oferta de série de elementos em que se incluem as jantes em liga leve de 17" Carbonlook, o pilar C decorado com padrão e logótipo próprio da versão, vidros traseiros escurecidos e a cor exterior Gunmetal Grey (cinzento) com apontamentos contrastantes em amarelo tanto nos para-choques como nas bases das portas – Kiiro é a palavra japonesa que significa amarelo, precisamente a cor que difere este modelo das demais versões.
No interior, outras combinações: branco e preto no painel de bordo; os bancos em tecido que combinam vários tons de cinzento; há ainda placa em alumínio na consola central, à frente do seletor da caixa.

O Micra, nesta versão com motor de 3 cilindros a gasolina, revisto para cumprir exigências das normas europeias antipoluição (Euro6d), comporta-se exemplarmente em trajetos urbanos, conjugando elasticidade e consumos que não castigam em demasia a bolsa de quem o conduz. Neste teste obteve-se média de 6,2 l/100 km, circulando maioritariamente em cidade.
Esta mecânica moderna tem sistema de sobrealimentação e rende 92 cv e 160 Nm. Nos poucos quilómetros percorridos fora da urbe, em percursos de autoestrada, percebeu-se alguma dificuldade para manter-se ritmo despachado, acelerar ou retomar velocidade em subidas mais exigentes. Ainda assim, nota positiva para a precisa caixa de cinco velocidades, com escalonamento correto, que ajuda quando é necessário espicaçar a mecânica.

Dinamicamente, nota positiva. O modelo da Nissan é seco nos pisos irregulares e devolve essa firmeza aos ocupantes. Ou seja, o automóvel satisfaz mais pela agilidade e estabilidade do que pela suavidade de rolamento. Compensa-o, por exemplo, na qualidade de montagem à prova de reparos, considerando a categoria do modelo que privilegia os plásticos duros em quase todos os elementos do cockpit…
A boa ergonomia e a posição de condução correta são outros trunfos. Nos lugares traseiros, o espaço para os joelhos dos ocupantes é bastante razoável – o central menos cómodo que os laterais –, enquanto a capacidade da bagageira varia entre 300 e 1004 litros, pois o banco traseiro conta com rebatimento assimétrico na proporção 60/40.

Na dotação de equipamento, destaque para o sistema de infoentretenimento de última geração, com úteis aplicações, como o TripAdvisor ou o Google, sensores de estacionamento traseiros e indicação de medidas do lugar do estacionamento, que é mais-valia para quem diariamente tem de encontrar parqueamento no centro da cidade, além dos itens de Mobilidade Inteligente da Nissan, tais como o Sistema Inteligente de Manutenção da Faixa de Rodagem e o Sistema Inteligente Anticolisão com Deteção de Peões.
Tudo somado, a imagem da versão especial Kiiro (e o equipamento de série) certamente agradará a quem procura um utilitário a gasolina, sendo que o Micra já não é o carro pensado só para o público feminino, como assumidamente o foi durante a maior parte da sua existência. Está série tem produção limitada a apenas 100 unidades para Portugal, por preço que arranca nos 20.255 euros.