Hyundai Kauai N

Feito para pista

TESTE

Por Ricardo Jorge Costa 17-09-2022 07:00

Fotos: Gonçalo Martins

O mais recente modelo N é o primeiro SUV produzido pelo departamento desportivo da Hyundai, o Kauai N. Motor de 280 cv, caixa automática, suspensão, direção e travões afinados para performances e dinamismo elevados. Cumpre-os

A Hyundai estende a gama N de desportivos – dos verdadeiros que implicam meios vários em departamentos dedicados – com o inevitável SUV, que se segue aos hatchbacks i20 e i30 nos modelos com aquela sigla, de Nürburgring, circuito alemão onde são desenvolvidos os hot-cars da marca sul-coreana. Seguindo a lógica do tamanho/segmento dos antecessores, o eleito entre os SUV foi o mais compacto dos três em catálogo, o Kauai.

O trabalho dos técnicos do departamento N foi meritório desde logo na preparação desportiva estética e está à vista. Está lá a maioria dos componentes afetos áquela, uns para impacto visual, outros com funções específicas, aerodinâmicas ou de refrigeração, com nomes do léxico da competição: spoiler, splitter, extrator, avental, ponteiras de escape, jantes maquinadas, pinças de travão vermelhas (a combinarem com os frisos) e pneus Pirelli PZero 235/35 R19. Tudo adornado com pintura da carroçaria em cor azul WRC exclusiva.

Contudo, a imagem não faz um desportivo. Por isso, não foram poupados meios para transformar o Kauai civil no desportivo, e o resultado volta a merecer rasgados elogios, e mais ainda pelas características antirracing dos SUV, pelo centro de gravidade sobre-elevado. Para atenuar os efeitos negativos deste na dinâmica do carro, a suspensão foi reforçada e afinada com rigor milimétrico para atenuar, o mais possível, os movimentos da carroçaria. A rigidez do amortecimento é forte, penalizando o conforto, mas absolutamente indispensável para a eficácia em curva ótima do Kauai N – e que diverte. O sistema de travagem foi igualmente desenvolvido para corresponder às performances proporcionadas pelo motor a gasolina de 4 cilindros e 2 litros, turbo, com 280 cv, que associado a caixa automática de oito velocidades e dupla embraiagem, assegura prestações elevadas, entusiasmantes. Em modo de auxílio ao arranque, a aceleração 0-100 km/h demora apenas 5,5 segundos, o que é… velocíssimo!

Para gerir tamanha energia – além de 280 cv, binário de 392 Nm a partir de 2100 rpm – transmitida apenas às rodas dianteiras, como no i30 N, é imperioso otimizar motricidade e a Hyundai instalou diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente, que cumpre bem a função. Todavia, impõe-se o doseamento do acelerador à saída das curvas lentas para prevenir subviragem excessiva.

Os carros desportivos equipam-se com aparato de tecnologias afetas à dinâmica, e o Kauai eleva-o ao extremo. O controlo de estabilidade (ESP) tem modo Sport, que autoriza ligeiro deslizamento das rodas e pode ser desativado, e programa de condução com quatro predefinidos, Eco, Normal, Sport e N, este último ativado em botão no volante em que personalizam ESP, resposta do motor e da caixa de velocidades, diferencial, direção e amortecedores.

O compêndio de ajudas eletrónicas à condução desportiva estende-se à caixa de velocidades, com três funções: N Power Shift é ativado automaticamente quando 90% do curso do acelerador é excedido e serve para mitigar eventuais quebras de binário nas passagens de caixa; N Track Sense Shift é igualmente automático e deteta se o carro está a funcionar em condições de pista, baseando-se na informação de sensores inerentes à dinâmica da viatura para otimizar a resposta da caixa e o regime do motor; e a função N Grin Shift, a mais curiosa, em que ao toque no botão vermelho no volante (NGS) ativa-se overboost que maximiza o desempenho do motor e da caixa durante 20 segundos, com um mínimo de 40 s entre reativações. Nesta, à semelhança do modo N, a instrumentação digital ganha especial animação.

Além destas, estão disponíveis ainda as funções Launch Control (arranque otimizado ao estilo da Fórmula 1) e Creep Off (para que o carro, quando imobilizado, não se movimente sem o acelerador estar pressionado). A gestão eletrónica da caixa impede passagens mesmo que o regime do motor atinja o corte de injeção, atribuindo exclusivamente ao condutor essa ação, que a poderá executar através do seletor na consola central ou nas duas patilhas em cada lado do volante.

A Hyundai não brinca aos desportivos. Fá-los bem e bons. Já provara méritos com os i20 e i30 desenvolvidos pelo departamento N da marca em Nürburgring e agora confirma-o no primeiro SUV a ostentar a sigla. O compacto Kauai foi o eleito e cumpre a preceito a função. A preparação técnica competente garante performances e desempenho dinâmico de referência para o seu tamanho/segmento. Sensações fortes e divertimento na condução que se fazem pagar a preço condizente, desde 45.390 €.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

HYUNDAI KAUAI

N

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1998 cc
Alimentação Inj. direta, turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16 v
Potência 280 cv/5500-6000 rpm
Binário 392 Nm/2100-4700 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 8 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,7 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,215/1,800/1,565 m
Distância entre eixos 2,6m
Mala 361-1143 litros
Depósito de combustível 50 litros
Pneus F 235/45 R19
Pneus T 235/45 R19
Peso 1569 kg
Relação peso/potência 5,6 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 240 km/h
Acel. 0-100 km/h 5,5 s
Consumo médio 8,5 l/100 km
Emissões de CO2 194 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 7 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 239,37 €

Medições

HYUNDAI

Acelerações
0-50 km/h 2,7 s
0-100 / 130 km/h 5,8/8,7 s
0-400 / 0-1000 m 14,1/25,3 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 2,7 s
60-100 km/h (D) 2,7 s
80-120 km/h (D) 3,5 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36,5/9,2 m
Consumos
Consumo médio 9,0 l/100km
Autonomia 555 km

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