A Kia não para de surpreender-nos (positivamente): fá-lo outra vez com a 5.ª geração do Sportage, SUV posicionado em segmento que conquista cada vez mais clientes em Portugal e na Europa. Em exame, a versão híbrida com mecânica 1.6 Turbo a gasolina apoiada por motor elétrico – combinados, ‘valem’ 230 cv...
O sucesso da Kia expressa-se nas vendas – progressão de 6,5% em 2021, comparativamente a 2020, para cerca de 3,15 milhões de veículos. Estes resultados devem-se a gama diversificada, com modelos bem-adaptados às exigências do mercado, precisamente o caso da geração nova do Sportage, a 5.ª, que o fabricante sul-coreano produz na Europa, na fábrica de Zilina (Eslováquia).

Este Sport Utility Vehicle (SUV) novo posiciona-se num segmento que representa cada vez mais vendas, razão por trás do recurso da marca às fórmulas da eletrificação obrigatórias no Velho Continente, Para o primeiro teste ao rival de Peugeot 3008 ou Nissan Qashqai, elegemos a versão híbrida com bateria que recarrega de modo 100% automático. O sistema, moderno, combina mecânica 1.6 Turbo a gasolina com motor elétrico e rende 230 cv e 350 Nm, o que prenuncia condução agradável e despachada.
O teste confirmou-o. O Sportage HEV tem sempre reserva de energia sob o pé direito e move-se, frequentemente, de forma elétrica, sobretudo em ambiente citadino, o que contribui para o consumo médio (real) abaixo dos 6 l/100 km, registo que sublinhamos, considerando tanto o peso do automóvel como o custo atual da gasolina. Mas, mais: o motor elétrico apoia a mecânica térmica sempre que precisamos de mais vivacidade na condução e fá-lo de modo expedito, devido à ação meritória de caixa de velocidades que tem a particularidade de não dispor de ligação mecânica entre o seletor posicionado na consola entre os bancos dianteiros e a transmissão – o comando rotativo e o dispositivo eletrónico funcionam bem.

Os registos das nossas medições certificam a qualidade do sistema, nomeadamente os 0-100 km/h em 7,5 segundos e os 60-100 km/h em 4,3 segundos. Nas acelerações e nas retomas de velocidade, Sportage muito ágil. A potência na travagem também impressionou: 34,3 metros de 100 a 0 km/h, registo que demonstra o cuidado com que a Kia trabalhou no desenvolvimento deste SUV, com o objetivo de satisfazer os clientes europeus, que são mais exigentes do que os asiáticos ou os norte-americanos.
O Sportage baseia-se na mesma plataforma do Kia Sorento ou do Hyundai Tucson. A arquitetura técnica é moderna. E, assim, ao sistema HEV, soma-se pacote (completo) de assistências eletrónicas à condução. Esta versão encontra-se disponível somente com tração dianteira e suspensão metálica que não permite a regulação do amortecimento, encontrando-se o sistema 4x4 e os amortecedores eletrónicos reservados para o PHEV. Ainda assim, dinamicamente, o SUV mais do que satisfaz! Em automóvel sem (muitas) aptidões para o fora de estrada, estranha-se só a disponibilidade do controlo de descida, de série, por estimular momentos de evasão que recomendamos apenas com moderação.

O Sportage é confortável e ágil q.b. em curva, registando-se rolamento muito limitado da carroçaria, o que beneficia a estabilidade, a precisão e a segurança. E existem três modos de condução, que selecionamos num comando próprio (Eco, Normal, Sport) e influenciam o desempenho do automóvel, nomeadamente ao nível do sistema híbrido. O consumo médio conseguiu-se na configuração standard... Elogiem-se, também, a comodidade de banco com apoios suficientes e regulação elétrica ou o posto de comando, sobrelevado como é habitual nos SUV.
Mas, procurando-se uma revolução nesta evolução do Sportage, encontramo-la no habitáculo, principalmente no painel de bordo, que tem dois monitores de 12,3’’ arrumados lado a lado, na horizontal, a exemplo do que acontece no Kia EV6 – o da esquerda está dedicado à instrumentação, o da direita é a base do sistema multimédia, que integra a ligação à Internet fundamental para a disponibilidade dos serviços conectados modernos. Este dispositivo é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPlay. E a aposta na digitalização, que também explica o recurso a um painel secundário para controlo da climatização não eliminou todos os comandos físicos do interior, o que valoriza a ergonomia e a facilidade de utilização.

Comparado com o antecessor, o SUV novo da Kia é maior em comprimento (3 cm), entre eixos (1 cm), largura (1 cm) e altura (1 cm). Este crescimento das dimensões exteriores é (quase) inexpressivo, mas os ocupantes do Sportage contam com mais liberdade de movimentos no interior, sobretudo nos lugares posteriores. Os acessos ao habitáculo, temos de destacá-lo, também melhoraram. A mala tem capacidade acima da média (o volume mínimo do compartimento depende da versão e, no caso do HEV, devido à arrumação da bateria com 1,49 kW de capacidade sob os assentos posteriores, tem 587 litros, apenas menos 4 do que no modelo equipado com motor a gasolina). Precisando-se de mais espaço, rebatimento fácil dos encostos e... armazém de carga com 1776 litros.
O EV6 é o porta-estandarte da geração nova de automóveis da Kia, que privilegia a eletrificação. Enquanto este modelo está disponível só com motor(es) elétrico(s), o Sportage produz-se com mecânicas térmicas, incluindo híbridas. Na categoria, encontramos rivais melhores no conforto ou na agilidade, mas este SUV tem qualidades suficientes para posicionar-se na elite do segmento.
Preço (Novembro de 2022):
Kia Sportage HEV 1.6T-GDi Tech - Desde 39.050 €