Audi A4 Avant 35 TDI Special Edition

O ADN de um bom negócio

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 26-11-2022 07:00

Fotos: Gonçalo Martins

O atual A4 da Audi, resultado de renovação operada em 2019 sobre geração estreada em 2016, começa a acusar o passar dos anos. Mas sendo ainda modelo carregado de virtudes, o negócio proposto para esta Special Edition baseada na motorização 2.0 TDI de 163 cv dá que pensar...

Face a concorrência com produtos bem mais recentes – geração nova do Mercedes Classe C há cerca de ano e meio no mercado e BMW Série 3 muito renovado agora a chegar a Portugal – o importador nacional da Audi terá decidido dinamizar o A4 com esta edição Special Edition que chama a si o ‘fator negócio’, com benefícios óbvios na relação preço/equipamento.

Olhando para esta A4 Avant 35 TDI na versão Advanced, somando todos os equipamentos extra presentes – podem não parecer muitos, mas já lá vamos – teria um preço tabelado de 59.206 €. Revertendo todo o conteúdo para esta versão Special Edition, a conta fica nos 49.990 €, significando uma mais-valia na ordem dos 10.000 € para o cliente final.

E o que inclui a Special Edition?

Tendo como base o nível de equipamento Advanced, esta A4 Avant Special Edition reúne muitos itens do ‘universo do bom-senso’ e que seriam selecionados por muitos clientes, caso da pintura metalizada, sensores de estacionamento Plus com câmara traseira, volante desportivo de três raios e de ótima pega, incluindo as patilhas para troca de relações da caixa automática S tronic, computador de bordo com monitor policromático e vidros traseiros escurecido. Ao que ainda acresce a presença das jantes de liga leve de 17’’ com formato de cinco raios duplos, esquema de iluminação interior em LED e ainda os Pacotes de equipamento Plus (cortinas manuais nos vidros laterais traseiros e climatização a permitir a seleção independente da temperatura para condutor, passageiro e zona posterior) e Business (aplicações decorativas em alto brilho, cruise control e interface alargado multimédia para trabalhar em sintonia com os smartphones).

Tendo a Audi deixado de lado alguns equipamentos mais impactantes, como revestimentos em pele, sistema de navegação ou mesmo jantes de maiores dimensões, é difícil sentirmo-nos a bordo… de uma série especial. Fica apenas o sentimento de estarmos numa carrinha a que não falta nada do que é essencial – e ainda assim poderiam ter adicionado a base para carregamento indutivo de smartphone, aviso de saída da faixa de rodagem ou o indicador de alteração de limites de velocidade no percurso, algo que já vai sendo corriqueiro em modelos que custam quase metade. Mas este é o perfil das marcas premium: modelos base (já de si caros…) com porta aberta à personalização.

Qualidade irrepreensível

Pode já não ser uma proposta moderna, mas o A4 é ainda um notável veículo premium, de irrepreensível e amadurecida qualidade, de revestimentos cuidados e sem lugar a falhas ou ruídos a bordo. A carroçaria muito baixa e próxima da estrada pode criar algumas dificuldades para entrar ou sair do habitáculo, o mesmo acontecendo com o piso da bagageira - os 495 litros estão centrados com a concorrência direta. Sempre prático é o sistema elétrico de abertura e fecho da tampa da mala, a que está associado o movimento da chapeleira, não necessitando esta de qualquer intervenção humana.

O esquema de iluminação LED nos painéis interiores das portas, nas zonas dos pés e nas laterais da consola central é subtil, mas acolhedor, ao que se junta corretíssima iluminação da bagageira. A partir da mala é também possível operar o rebatimento assimétrico (40/20/40) das costas do banco traseiro.

Além de baixo, o interior da A4 Avant é agora dos mais acanhados do segmento, em particular a largura interior; para o condutor está reservado excelente posto aos comandos, com amplas regulações de volante e banco e excelente ergonomia de tudo o que o rodeia.

O interior pode não contar com as mais recentes e vanguardistas soluções tecnológicas da Audi, mas na verdade tudo continua a ser funcional. Já se dá conta da falta de um painel de instrumentos digital (o Virtual Cockpit é opção) e o monitor tátil do sistema multimédia surge como que algo desasado no tablier. Mas existe um sempre prático botão rotativo para operar o volume do sistema áudio (som de ótima qualidade para um modelo base) e o MMI já interage sem fios com o sistema iOS da Apple. Os comandos da climatização continuam (felizmente) autónomos da interface multimédia MMI.

Solícito e poupado 2.0 TDI

Nesta versão 35 TDI, muito poupado bloco 2.0 TDI em variante de 163 cv, associado à caixa automática S tronic de 7 relações. Embora já poucos queiram motores Diesel, estes são ainda solução interessante para quem faça muitos quilómetros (em particular, longas estiradas diárias), com o consumo médio real desta carrinha a rondar os 5,5 (em autoestrada) e os 6 l/100 km (em cidade), valores que ainda resultam em contidos custos de utilização e autonomia real acima dos 900 km.

A condução é ainda marcada pela leveza da direção, conforto elevado (assente na combinação da correta taragem da suspensão com a elevada rigidez estrutural), dinâmica precisa (embora aqui se sintam os efeitos destas rodas ‘pequenas’ face a unidades equipadas com jantes de 18’’ e 19’’) e presença do módulo mild-hybrid de 12V que desliga mesmo o motor (e não apenas colocá-lo ao ralenti) em momentos de não-aceleração, o que além de contribuir para a redução real dos consumos, confere superior serenidade e silêncio. A mecânica é ainda pouco ruidosa e fruto da hibridização ligeira mal se dá pelo liga-desliga do start-stop. Com estas características, a Audi A4 Avant 35 TDI é ainda uma excelente companhia e das propostas mais competentes para enfrentar viagens longas com elevado conforto, segurança e baixo consumo.

Preço (novembro 2022):

Audi A4 Avant 35 TDI Advanced S tronic Special Edition: 49.990 €

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Ficha Técnica

Caracteristicas

AUDI A4

Audi A4 Avant 35 TDI Special Edition

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1968 cc
Alimentação Inj. direta CR, TGV, interc.
Distribuição 2 a.c.c./16V
Potência 163 cv/3250-4200 rpm
Binário 370 Nm/1500-3000 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 7 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. Duplos triângulos
Suspensão T Eixo multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,762/1,847/1,460 m m
Distância entre eixos 2,82m
Mala 495-1495 litros
Depósito de combustível 54 litros
Pneus F 7,5jx17 - 225/50 R17
Pneus T 7,5jx17 - 225/50 R17
Peso 1605 kg
Relação peso/potência 9,8 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 210 km/h
Acel. 0-100 km/h 8,5 s
Consumo médio 4,9 l/100 km
Emissões de CO2 129 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 4 anos ou 80.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 226,98 €

Medições

AUDI

Acelerações
0-50 km/h 3 s
0-100 / 130 km/h 8,4/14,5 s
0-400 / 0-1000 m 16,2/32,5 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 3,6 s
60-100 km/h (D) 4,6 s
80-120 km/h (D) 6,3 s
Travagem
100-0/50-0km/h 34,2/8,9 m
Consumos
Consumo médio 5,4 l/100km
Autonomia 1000 km

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