Nissan Ariya 63 KWH Advance

Dose dupla de pioneirismo

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 16-04-2023 16:00

Fotos: Gonçalo Martins

O nome dita as aspirações. Para quem não saiba, Ariya é sinónimo de ‘raio de esperança’, o alento com que o fabricante nipónico pretende desbravar caminho com este novo SUV elétrico de 4,6 metros de comprimento, que pretende imiscuir-se entre Tesla Model Y ou VW ID.4. Mas, mais do que um mero SUV, o Ariya tem ainda aspirações de topo de gama para a marca, o que o ajuda a diferenciar-se da referida concorrência. Vejamos como.

A imagem é impactante, com volumosa carroçaria de estilo meio coupé repleta de pormenores que espelham modernidade concetual, caso dos vincos, dos efeitos criados pelas óticas LED, zonas em preto brilhante e um perfil maciço projetado pelas generosas e vincadas cavas de roda, com grandes pneus em jantes de 19’’. Assim revestido, o Ariya consegue aliar um certo formalismo e modernidade, que contribuem para fazer crer que vale mais do que custa – mesmo que os 50 mil euros não sejam propriamente uma pechincha...

Mas será abrindo portas que se respira mais dessa atmosfera nitidamente premium, com a Nissan a comprovar que é possível aliar minimalismo a bom gosto e a materiais de qualidade. Nem anteriores topos de gama (como Maxima QX ou Murano) conseguiram no seu tempo o distanciamento qualitativo e a afirmação de identidade que o Ariya hoje transporta para a gama Nissan e para este segmento. Mesmo nesta versão de acesso à gama (Advance) o tablier mistura faixa em madeira (onde estão embutidos os comandos hápticos da climatização) com zona superior em pele com costuras contraste e apontamentos acobreados, quer na lâmina transversal que passa sobre as saídas da climatização, quer nos apontamentos na zona do apoio de braços central. Aí fica instalado o comando satélite da caixa de velocidades e mais funções hápticas (ou seja, zonas de pressão que não têm perfil de botão saliente) para alterar os modos de condução (Eco, Standard e Sport), quer para ativar a função e-Pedal, que permite uma condução quase sem tocar no pedal de travão, tal o elevado nível de travagem regenerativa gerado.

A simplificação ergonómica não atrapalha as interações, até porque a Nissan soube deixar um botão físico rotativo bem no meio do tablier para que condutor ou passageiro possam ajustar o volume do sistema áudio, ladeado pelos botões dos piscas de emergência e de alteração do posto de rádio ou faixa de música. Simples! Já o computador de bordo e todas as funções ligadas à condução e ajudas eletrónicas são regulados pelos botões no volante, menos práticos...

Mesmo rebaixando o assento do condutor (ajustes elétricos de série para os cómodos bancos em tecido e pele), a posição de condução resulta sempre elevada, e o volante mais inclinado do que seria desejado. Mas as sensações de desafogo e bem-estar interior são uma constante, seja à frente ou atrás, sem incómodo de túnel central no piso. Em habitáculo de tão generosas cotas, sobrou pouco para a bagageira: os 468 litros são suficientes para uso familiar, mas ficam aquém da concorrência direta. O portão traseiro tem acionamento elétrico e o sistema ‘chave mãos-livres’ é muito prático, trancando ou destrancando por aproximação.

Condução refinada

Com vidros duplos, cavas das rodas bem isoladas, motor elétrico inaudível e suspensão de corretíssima taragem para deslizar no alcatrão, o Ariya desloca-se com a souplesse premium e os propósitos de um topo de gama. A direção é aveludada e precisa e o acelerador está bem calibrado para garantir a esperada fluidez na utilização quotidiana, sem descargas abruptas de binário elétrico ao eixo dianteiro motriz. No entanto, em piso molhado, vêm ao cimo evidentes perdas de aderência (na aceleração e na travagem), mas que também estarão relacionadas com a escolha de pneus (Bridgestone Allenza).

As rodas grandes e as massas bem distribuídas pelos eixos (52-48%) contribuem para a ótima estabilidade e para um bom equilíbrio dinâmico em curva, com movimentos decididos e precisos de toda a estrutura, tendo em conta as elevadas altura da carroçaria e distância ao solo, ao melhor estilo SUV.

Com esta bateria de 63 kWh, o Ariya dificilmente fará mais de 330 km com uma carga completa, em particular em autoestrada, em que os consumos se aproximam dos 20 kWh/100 km, pelo que só numa convivência quase totalmente urbana poderá almejar-se os 400 km anunciados com uma só carga.

As informações sobre o funcionamento da parte elétrica são vastas e úteis, embora falte a possibilidade de definir uma percentagem máxima de carregamento (por exemplo, para que quando ligado a um posto de 130 kW não se deixe ultrapassar a ideal faixa de 80% de carga, atingida em 35 minutos). O sistema multimédia, em monitor tátil de 12,3’’ em faixa contígua ao painel de instrumentos, permite compatibilidade com Amazon Alexa Auto e Google Assistant – mas ligações sem fios apenas para Apple CarPlay.

O Nissan Ariya dá nas vistas e fixa olhares por onde passa. E quem vai lá dentro sente que está a conduzir um SUV elétrico de características mais refinadas face à maioria da concorrência: combina ergonomia simplificada com ambiente cuidado e moderno, satisfatória experiência sensorial e o necessário envolvimento tecnológico e digital. A que se soma condução serena e a mordomia de farta lista de equipamentos de série e muitas ajudas à condução. Nesta versão base de gama, se o desempenho do motor elétrico de 218 cv é mais do que suficiente, o elevado peso e o volume dificilmente deixam percorrer mais de 330 km com uma carga completa.

Preço (abril 2023):

Nissan Ariya 63 kWh Evolve - 56.700 €

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Ficha Técnica

Caracteristicas

NISSAN Ariya

63 KWH Advance

Motor
Tipo Motor elétrico dianteiro
Potência 214 cv (160 kW)
Binário 300 Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade útil 63 kWh
Tempo de carga (0-80%) 35 m (130 kW)
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 1 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. multibraços
Travões F/T Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,8 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,595/1,850/1,660 m
Distância entre eixos 2,775m
Mala 468 litros
Depósito de combustível -
Pneus F 7.5jx19-235/55 R19
Pneus T 7.5jx19-235/55 R19
Peso 1948 kg
Relação peso/potência 8,9 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 160 km/h
Acel. 0-100 km/h 7,5 s
Consumo médio 17,6 kWh/100 km
Autonomia 403
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão -
Bateria 8
Imposto de circulação (IUC) 0 €

Medições

NISSAN

Acelerações
0-50 km/h 3,5 s
0-100 / 130 km/h 8,0/12,7 s
0-400 / 0-1000 m 16,0/29,4 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 3,0 s
60-100 km/h (D) 3,7 s
80-120 km/h (D) 4,9 s
Travagem
100-0/50-0km/h 45,5/11 m
Consumos
Consumo médio 17,8 kWh/100km
Autonomia 330 km

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