Com uma arquitetura 100% elétrica, o novo Abarth 500e tem um desempenho (anunciado) acima do Abarth 695 a gasolina, sendo possível contar com uma melhor repartição do peso, distância entre eixos mais longa e binário superior.
É cerca de 1 segundo mais rápido na aceleração entre os 20 e os 40 km/h do que o irmão a gasolina e, nos traçados sinuosos, de 40 a 60 km/h também alcança uma vantagem de 1 segundo e meio.
O motor elétrico do Abarth 500e desenvolve 155 cv de potência, alimentado por um 'pack' de baterias de 42 kWh (da Samsung), sendo previsível uma autonomia até 250 quilómetros (ainda não homologada), tendo em conta o consumo médio estimado de 18 kWh/100 km.
A aceleração 0-100 km/h é efetuada em 7 segundos e o modelo dispõe de três modos de condução: Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track.
A sonoridade elétrica foi escolhida pela própria comunidade Abarth através de uma votação mundial e também existe a possibilidade de se escutar um som artificial exterior ('Sound Generator') que simula a acústica de um motor convencional a gasolina da Abarth (coluna/'subwoofer' atrás, por baixo da carroçaria). Essa experiência imersiva é única num modelo citadino e pode ser desativada quando o veículo está parado, enquanto o liga/desliga normal reproduz o som de uma guitarra elétrica no habitáculo.
O denominado AVAS ('Acoustic Vehicle Alert System') incorpora um 'jingle' específico que se transforma num som reconhecível pela tribo do Escorpião e, acima dos 20 km/h, a sonoridade do dedilhar da guitarra é ainda mais expressiva.
O modo Turismo permite uma aceleração suave e, nesse caso, a potência está limitada aos 100 kW (136 cv e binário de 220 Nm, em vez de 235 Nm), enquanto o modo Scorpion Street garante um desempenho de topo. Ambos otimizam a recuperação da energia cinética nas travagens, bastando recorrer a um único pedal numa condução tipicamente urbana. Já o modo Scorpion Track está afinado para a máxima performance.
A possibilidade de carregamento num terminal rápido (até 85 kW) permite atingir cerca de 80% da autonomia máxima em 35 minutos.
Edição especial
A edição de lançamento 'Scorpionissima' é exclusiva, estando disponível nas versões berlina (43.000 €) e cabrio (46.000 €), proposta nas cores Verde Acid ou Azul Poison. Na atual fase de pré-reserva, a marca já contabilizou 40 encomendas, sendo provável que o volume de vendas atinja cerca de 70 unidades em Portugal durante este ano.
A 'Scorpionissima' está equipada com jantes em liga leve de 18" com acabamento brilhante, pintadas na cor cinzento titânio, além de contar com tejadilho de vidro fixo e vidros traseiros escurecidos. Outros elementos diferentes: pedais desportivos em alumínio com o logótipo gravado no apoio de pé, painel de instrumentos em cinzento titânio (digital de 7’’) e soleiras das portas com a designação Abarth gravada em relevo.
Os bancos desportivos têm novo desenho (escorpião em relevo) e são revestidos em Alcantara, material que também está na zona frontal do painel de instrumentos e no tablier.
O volante desportivo de três raios é inspirado na competição e o equipamento contempla sistema de navegação Uconnect com ecrã tátil de 10,22'', sensores de luz e de chuva, acesso 'Keyless Go', climatização automática, luzes automáticas de máximos, sensores de parque, câmara traseira com vista a 360º, sistema áudio 'premium' da JBL e o denominado 'Sound Generator'.
Nas assistências eletrónicas à condução destaque para o reconhecimento dos sinais de trânsito, travagem de emergência com deteção de peões e ciclistas, assistente de faixa de rodagem, cruise-control e monitorização dos ângulos mortos, entre outros elementos.