Dacia confirma Jogger, crossover novo com sete lugares

Fórmula de máxima versatilidade a preços baixos continua a dar frutos: novo modelo familiar da marca romena do Grupo Renault vai partilhar plataforma, mecânicas e tecnologias com o Dacia Sandero.

Atualidade

Por VM 30-08-2021 11:17

Passando por um dos momentos mais excitantes da sua história desde a integração no Grupo Renault, em 1999, a romena Dacia tem no seu catálogo o automóvel mais vendido do mercado europeu (o Sandero, à frente de VW Golf e Toyota Yaris!) e mais novidades a caminho. A mais recente chama-se Jogger, um novo modelo de 7 lugares, com carroçaria sobrelevada a meio caminho entre um SUV e um monovolume, para substituir na gama dois modelos: o Logan MCV e o Dacia Lodgy.

A plataforma é a versátil CMF-B da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, a mesma que serve de base à geração nova do Sandero, com que o Jogger partilha também motores, equipamentos e a maioria dos componentes.

A estreia do Jogger – nome evoca o desporto, o ar livre e uma energia positiva, segundo a Dacia –, está agendado para o próximo dia 3 de setembro, sendo também presença confirmada no IAA Motor Show, em Munique. A comercialização arranca na segunda metade de 2022.

Novo diretor de Design da Dacia vem da Aston Martin

Miles Nürnberger é o novo diretor de Design da Dacia. Sucede a Alejandro Mesonero-Romanos (de saída para a Alfa Romeo), acumulando funções na Lada e reportando diretamente a Laurens van den Acker, o patrão do estilo no Grupo Renault.

"Estamos muito satisfeitos por receber Miles Nürnberger na nossa equipa num momento tão entusiasmante para a marca Dacia. Miles é um designer de renome que inspirou muitos com o seu trabalho na Aston Martin. A sua experiência e paixão pela construção de marcas fortes através do design será uma importante mais-valia para a Dacia e ajudar-nos-á a projetar a DACIA para o futuro", observou Laurens van den Acker.

Miles Nürnberger juntou-se à Aston Martin Lagonda em 2008, onde assumiu o desenho do DBX - o primeiro SUV da marca - e do Valkyrie.

Antes, passou pela Citroën e Peugeot.

Nascido em 1976 no seio de uma família apaixonada pela arte, pelo design e pelos automóveis, Miles licenciou-se em Design Automóvel em 1998 pela Universidade de Coventry. Em 2009, recebeu o Prémio de Design Concorso d'eleganza Villa d'Este para, na altura, o concept One-77.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade