Combustíveis fósseis: alerta de «perigo»

Atualidade

Por AUTO FOCO 20-10-2021 17:21

Os planos de produção de carvão, petróleo e gás continuam a contrariar os objetivos do Acordo de Paris de 2015, segundo um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O acordo sobre o clima de Paris foi subscrito pela quase totalidade dos países do mundo, impondo limites ao aumento do aquecimento global, abaixo de 2°C e se possível a 1,5°C. No entanto, os planos de produção de combustíveis fósseis a nível mundial continuam «um perigo», considera o Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUE).

O mesmo relatório confirma ainda que «a produção mundial de energias fósseis deve começar a ser reduzida de imediato», para que se possa manter o aquecimento global abaixo de 1,5° C.

Os especialistas sublinham que vários países «preveem um aumento da produção de petróleo e de gás e apenas uma pequena redução no carvão até 2040. Os planos de vários governos conduzirão a um aumento de 240 % na produção de carvão, 57 % do petróleo e 71 % do gás no ano de 2030. Estes valores são incompatíveis com as limitações sobre o aquecimento global».

A ONU alertou sobre o risco de ser atingido o limiar do aquecimento próximo de 1,5° C nessa data. A produção de combustíveis fósseis permanece «praticamente inalterada» desde 2019, conclui o relatório.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade