Citroën C5 X: Para os ‘crosses’ de fim de semana em família

Cruzando as caraterísticas das diferentes silhuetas do segmento D, o novo familiar da Citroën promete conforto, sofisticação e maior liberdade de movimentos fora de estrada, melhorando ângulos específicos para a prática de condução longe do asfalto.

Atualidade

Por VM 14-09-2021 12:38

Carrinhas de estilo crossover estão na moda e no regresso da Citroën ao segmento médio, categoria que abandonou há quatro anos, depois de colocar ponto final na produção do C5, o C5 X reintroduz o emblema do double chevron na classe com modelo do tipo ‘três em um’, que combina, promete-se, qualidades de berlina, carrinha e SUV.

Em Portugal, o lançamento está programado para o primeiro trimestre de 2022 (pouco tempo depois da abertura das encomendas, planeada para o final do ano), só com motorizações a gasolina, com e sem fórmulas de eletrificação. Confirmada, no topo da gama, está versão híbrida Plug-In com 225 cv e mais de 50 km de ação em modo elétrico, à velocidade máxima de 135 km/h.

A plataforma é a conhecida EMP2, mas as medidas exteriores dizem-nos que o C5 X é maior do que na generalidade dos concorrentes, já em linha com o VW Passat, automóvel com que partilha os 2,785 m entre eixos, o que permite antecipar, igualmente, abundância de espaço no habitáculo.

No Citroën, 4,81 m de comprimento, 1,86 m em largura e bagageira com 545 litros. Rebatendo-se os encostos dos bancos traseiros, 1640 litros de capacidade. Para acesso mais fácil ao compartimento, portão elétrico.

No habitáculo, instrumentação digital e monitor tátil de 12’’ para o sistema de info- entretenimento. Opcionalmente, Head-Up Display novo com função de realidade aumentada. Ainda entre os equipamentos, bancos «Advanced Comfort Seat» e suspensão com sistema de amor amortecimento variável Advanced Comfort Active Suspension, que inclui a tecnologia Progressive Hydraulic Cushions já disponível tanto no C5 Aircross como no C4.

A aproximação a estes dois modelos da marca também está presente em vários elementos do estilo, como a o desenho côncavo nas suas laterais, uma assinatura forte que reforça o aspeto musculado e robusto da sua secção dianteira.

A assinatura de luz em forma de V, característica da nova identidade da Citroën, reflete-se também na iluminação traseira. A face dianteira possui acabamentos cromados e em preto brilhante, enquanto os chevrons superiores realçam as extremidades do capô, até às luzes diurnas em LED. Os chevrons inferiores estendem-se em direção aos projetores LED, bem como às luzes diurnas, contribuindo para uma apresentação requintada e tecnológica. O capô é generoso, longo, horizontal e colocado numa posição bastante baixa combina com a linha alongada do tejadilho, que termina com um spoiler superior flutuante e aerodinâmico.

As jantes de liga leve Aero X de 19" contam com inserções aerodinâmicas, em preto brilhante, para ajudar a dirigir o fluxo de ar através de um efeito de turbina e assim reduzir o arrasto, beneficiando, desta forma, o reduzido consumo de combustível.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade