Mazda CX-5 2.0 Skyactiv-G Homura

Alimentar a chama

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 18-09-2021 07:00

Fotos: Gonçalo Martins

Homura é o nome de versão com que a Mazda revitaliza a também nova gama do reputado CX-5. Em português traduz-se por “chama” ou “fogo”, intensidade (e identidade) que a marca nipónica espelha em vários e exclusivos pormenores e equipamentos.

Não é fácil acreditar estarmos perante um renovado Mazda CX-5. Porque, na verdade, por fora… pouco ou nada há de novo. É preciso abrir portas e atentar em pormenores para entender a evolução que a Mazda operou naquele que é o seu modelo mais vendido em todo o Mundo, já com mais de 3 milhões de unidades comercializadas, 500 mil das quais na Europa.

As mexidas que reafirmam a atualização do SUV estão essencialmente focadas nos novos elementos de multimédia e de digitalização, com destaque para o agora monitor de 10,25’’ que acolhe o sistema de infoentretenimento HMI (Human Machine Interface), que além de ser maior face ao anterior de apenas 8’’, surge com ótima resolução gráfica. Mas por estar demasiado afastado do olhar e da mão do condutor, continua a parecer pequeno no amplo tablier do CX-5 e apenas a poder ser comandado através do botão rotativo colocado entre os bancos dianteiros – quanto a nós, ainda a mais ergonómica e segura forma de interagir com os sistemas multimédia, ao ser bem mais precisa face aos comandos táteis e, também assim, minimizar o tempo que o condutor tira os olhos da estrada para realizar alguma operação ou consulta de dados.

Talvez seja por intermédio das imagens projetadas através das câmaras de 360º de apoio a manobras que melhor se perceba a validade técnica da superior qualidade gráfica do monitor, espelhando com imenso pormenor tudo o que rodeia o CX-5. A Mazda aproveitou a inclusão de multimédia nova para alargar a oferta de serviços conectados e a sua integração com a aplicação MyMazda, possibilitando um melhor controlo do veículo à distância (via smartphone), a que se somam funções de conveniência, caso da localização do veículo ou verificação do fecho das portas. No painel de instrumentos, apenas a zona central está a cargo de um quadrante digital e são reduzidas as personalizações e informações projetadas, com destaque (positivo) para a indicação dos limites de velocidade em tempo real e presença de head up display.

Homura mais refinado

A série especial Homura acrescenta pitada de exclusividade através dos estofos em couro e Alcantara e revestimentos em pele no tablier e portas, com as costuras a vermelho a somarem toque desportivo e a finalizarem os acabamentos no volante, bancos, apoio de braços dianteiro e nas laterais da consola central. Os bancos dianteiros recebem ajustes elétricos e sistema de aquecimento, ao passo que a imagem exterior fica marcada pela coloração negra nas jantes de 19’’ e capas dos retrovisores. Conjunto que resulta bem quando conjugado com a simplicidade ergonómica do habitáculo e excelente robustez colocada na qualidade da construção e rigor da montagem e ainda pelo toque suave das referidas zonas forradas a pele. Esta versão acrescenta outras interessantes funcionalidades, caso da abertura elétrica do portão da bagageira, cruise control ativo, sistema de iluminação LED de feixe adaptativo (e não apenas de comutação automática entre médios e máximos), alerta de cansaço do condutor, assistente ativo de saída involuntária da faixa de rodagem, aviso de ângulo morto, travagem autónoma prevenindo ou minimizando efeitos das colisões e ainda os avisos de movimento à retaguarda e na periferia da dianteira, extremamente úteis nos momentos de saída de locais de estacionamento. O interior é espaçoso, a acessibilidade simplificada e a bagageira, sem ser gigante, tem nos 477 litros volumetria ajustada ao trato familiar.

Motor 2 litros a gasolina…

O CX-5 Homura apenas pode ser casado com a mecânica 2.0 Skyactiv-G, unidade 4 cilindros atmosférica a gasolina de 165 cv. Solução técnica que surpreende pela suavidade de ação e pela forma como surge ligada à caixa manual de 6 velocidades, perpetuando a sensação de suavidade e precisão. Esta mecânica tem ainda do seu lado a valência técnica da desativação de dois dos quatro cilindros em situações de carga parcial de acelerador, o que permite fixar os consumos médios bem abaixo dos 8 l/100 km – e se o condutor embarcar realmente num estilo de condução fluido, desmultiplicando cedo, os valores podem centrar-se nos 7 litros. No monitor central do sistema multimédia surge a informação de quando o motor está a rodar só com dois cilindros, momentos em que ao condutor chegarão apenas umas leves vibrações. Mas querendo-se um pouco mais de vivacidade dinâmica… nada mais há a fazer que reduzir uma ou duas relações de caixa e puxar pelo regime acima das 3500 rpm, já que abaixo desse valor apenas se obtém… suavidade e pouca desenvoltura, como se pode verificar pelos valores das recuperações por nós aferidos. Igualmente silencioso e almofadado é o rolamento em estrada, com parca sensação de atrito, fazendo do CX-5 um daqueles automóveis em que, na gíria, dizemos ser ‘bom de conduzir’.

Preço:

Mazda CX-5 2.0 Skyactiv-G Homura: 37.004 €

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Ficha Técnica

Caracteristicas

MAZDA CX-5

2.0 Skyactiv-G Homura

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1998 cc
Alimentação Injeção direta
Distribuição 2 a.c.c./16 v
Potência 165 cv/6000 rpm
Binário 213 Nm/4000 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. Duplos triângulos
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/12 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,550/1,840/1,675 m
Distância entre eixos 2,7m
Mala 477-1620 litros
Depósito de combustível 56 litros
Pneus F 7jx19 - 225/55 R19
Pneus T 7jx19 - 225/55 R19
Peso 1538 kg
Relação peso/potência 9,3 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 201 km/h
Acel. 0-100 km/h 10,3 s
Consumo médio 6,8 l/100 km
Emissões de CO2 153 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos ou 100.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 15000 km
Imposto de circulação (IUC) 239,37 €

Medições

MAZDA

Acelerações
0-50 km/h 3,2 s
0-100 / 130 km/h 9,9 / 16,2 s
0-400 / 0-1000 m 17 / 31,3 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 8,1 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 11/14,2 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 15,8/21,2 s
Travagem
100-0/50-0km/h 40/9,7 m
Consumos
Consumo médio 7,8 l/100km
Autonomia 718 km

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