Ford moderniza Focus

A Ford renovou a 4.ª geração do Focus. A atualização pretende manter a competitividade face aos rivais, nomeadamente VW Golf e BMW Série 1.

Atualidade

Por AF 14-10-2021 07:42

Revelado hoje, em estreia mundial, o novo Focus estreia uma nova interpretação da filosofia de design Ford “centrada no homem”. O novo desenho do capô torna a frente mais alta reforça a presença visual de toda a gama, e o emblema “oval azul” da Ford apresenta-se agora posicionado ao centro da grelha superior, de grandes dimensões. Os novos faróis LED são de série em todas as novas versões Focus e incluem agora a funcionalidade integrada de luz de nevoeiro, a qual proporciona um design mais definido e elegante na zina inferior da dianteira, e resulta numa assinatura de luz distinta e objetiva. As versões de cinco portas (hatchback) e Station apresentam óticas traseiras escurecidas, com um visual premium, e as versões mais equipadas possuem óticas traseiras LED com um novo design interior onde se destacam a secção central mais escura e um novo e atraente padrão de luz em loop.

Cada versão do compacto da oval azul apresenta agora elementos estéticos únicos que exprimem as suas próprias personalidades, podendo ser opcionalmente enriquecidas com o Pack X, com mais equipamento, e o Pack Vignale, com acabamentos de luxo exclusivos.

A marca também aposta na democratização do sistema Ford SYNC 4, permitindo navegação conectada à cloud, comandos de voz com compreensão da linguagem natural, agora suportado por um novo ecrã de 13,2 polegadas. A tecnologia permite também atualizações de software Ford Power-Up, via wireless, para melhorar a funcionalidade ao longo do tempo.

Entre as avançadas tecnologias de assistência ao condutor que fazem agora a sua estreia no Focus, destacam-se o Assistente de Ângulo Morto, com correções direção para avisar o condutor e evitar a mudança de faixa caso seja detetada uma potencial colisão.

Nas mecânicas, a novidade de opção de transmissão automática para os EcoBoost Hybrid de 48 V mild hybrid, com potências até 155 CV.

A Ford também melhorou o espaço de carga da versão Focus Station, com 1.653 litros de capacidade. Respondendo às exigências dos clientes, a bagageira apresenta-se mais versátil e prática de utilizar e dispõe agora de revestimentos resistentes à água e mais fáceis de limpar (tapete e guarnições laterais), e uma divisória vertical que permite uma organização simples e eficaz do espaço de carga. Está também disponível uma espaçosa e prática versão hatchback de cinco portas.

Além disso, a Ford também revelou hoje o novo Focus ST, desenvolvido pela Ford Performance. Apresentando um novo estilo exterior desportivo e novas jantes de liga leve, uma vistosa opção de cor Green Mean e Bancos Performance desenvolvidos internamente, o Focus ST mantém-se fiel ao motor a gasolina EcoBoost de elevado desempenho e aos formatos de carroçaria de cinco portas ou Station.

Disponível com potências de 125 CV e 155 CV, o novo motor 1.0 EcoBoost Hybrid mild hybrid de 48 V está também disponível com uma caixa manual de seis velocidades.

No catálogo, ainda o motor a gasolina EcoBoost 1.0 com potências de 100 CV ou 125 CV, associado caixa manual de seis velocidades, o Diesel EcoBlue 1.5 está disponível com 95 CV e 120 CV de potência (ambos com transmissão manual de seis velocidades, ou automática de oito velocidades – só disponível para a versão de 120 CV.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade