Cupra Born vai ter o som do crepitar da madeira

Vídeos

Por AF 18-11-2021 18:15

Para o Born, o primeiro automóvel 100% elétrico com a insígnia tribal da Cupra, os engenheiros de som da marca espanhola recorreram a um processo em tudo idêntico ao de uma produção musical, usando uma combinação dinâmica de sons naturais gravados e de sons sintetizados por meios eletrónicos.

“Trabalhamos em estreita colaboração com os nossos engenheiros para desenvolver os três pilares em que nos baseamos para gerar estas emoções: mistério, tensão e expressão”, explica Francesca Sangalli, responsável da equipa Color&Trim da Cupra. Assim, criámos um som dinâmico que flui entre estes três conceitos. “Queríamos que o som transmitisse diferentes emoções de forma dinâmica, dependendo de como se está a conduzir o veículo em qualquer momento. Por exemplo, pode evoluir mais rapidamente ou mais devagar, em função da aceleração, produzindo sensações distintas associadas a estes três conceitos”, acrescenta Adrián Mateo, engenheiro de som na marca.

O som do crepitar da madeira, o roçar de pedras umas nas outras ou o passar de vento na superfície de uma peça de cobre, foram os pontos de partida.

“Creio que conseguimos um som incrível, com tons metálicos, sem serem frios, e o calor da madeira, mas mais calmo e suave. E logo depois está o cobre, que gera muita luz. É realmente uma experiência muito bem orquestrada”, conclui Sangalli.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Vídeos