Opel Astra Sports Tourer com duas versões híbridas

A nova Astra Sports Tourer é a primeira carrinha da Opel (desde a mítica Kadett Caravan, lançada há 60 anos), a permitir condução 100% elétrica. Gama terá duas motorizações híbridas com carregamento externo das baterias e até 225 cv de potência.

Atualidade

Por AF 02-12-2021 10:24

Depois da berlina Astra, a Opel arranca agora com o lançamento da carroçaria mais familiar, a carrinha, aquela que, previsivelmente, irá representar o maior volume de vendas no nosso país.

No momento do arranque da comercialização, a gama irá contar com as motorizações 1.2 turbo a gasolina e 1.5 Turbo Diesel, ambas de 130 cv e possíveis de associar quer à caixa manual de 6 velocidades, quer à automática de 8 relações. Igualmente disponíveis logo desde o início da carreira comercial estarão duas versões híbridas PHEV, com potências de 180 e 225 cv, suportadas pelo casamento da mecânica 1.6 turbo a gasolina com motor elétrico de 110 cv. Autonomia máxima prevista em modo 100% elétrico, alimentado por bateria de 12,4 kW (embora ainda não homologada): cerca de 60 km.

«O novo Astra Sports Tourer inaugura uma nova era em matéria de versatilidade. É um modelo eletrificado, digitalizado e concebido para surpreender», refere o CEO da Opel, Uwe Hochgeschurtz. «É desta forma que conjugamos a nossa longa tradição de carrinhas compactas com as mais recentes inovações, tais como a tecnologia híbrida ‘plug-in’. Atraente e sedutor, o Astra Sports Tourer vai, certamente, atrair novos clientes para a Opel».

Carroçaria encolhe, interior estica

Com 4,642 m de comprimento, a nova carrinha Astra é 60 mm mais curta do que o modelo que substitui, mas a distância entre eixos aumenta 70 mm (para 2,732 m), movimento que se reflete em cotas interiores mais desafogadas.

Na bagageira, 608 litros de espaço de arrumação útil (mais 68 litros que no modelo atual), até um máximo de 1634 litros com as costas dos bancos traseiros rebatidas – nas versões PHEV, 548 e 1,574 litros, respetivamente.

Além do rebatimento assimétrico (40:20:40) das costas dos bancos traseiros, de série em todas as versões, o piso apresenta-se completamente plano.

Estética moderna

O design da carrinha Astra é decalcado da berlina, com a dianteira dominada pelo Opel Vizor, com um vinco pronunciado no capô e o grafismo em forma de asa das luzes diurnas – com o logótipo da marca ao centro.

Na secção traseira ‘esticada’ para formar o avantajado compartimento da mala, o destaque vai para as óticas traseiras especialmente finas; idênticas às da versão berlina de cinco portas.

A nova carrinha Astra assenta na terceira geração da plataforma modular EMP2 do grupo Stellantis, onde também nascem o novo Peugeot 308 SW, o que contribui para o anunciado incremento da rigidez à torção na ordem dos 14% face ao anterior modelo, e permitindo adotar vasta oferta de ajudas eletrónicas à condução e dispositivos multimédia de última geração, caso das ligações para Apple Car e Android Auto.

Veja a nova Opel Astra Sports Tourer em ação no vídeo abaixo:

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade