Corolla Cross: eis o novo SUV da Toyota

O SUV do automóvel mais vendido em todo o mundo estará disponível no último trimestre de 2022

Atualidade

Por AUTO FOCO 02-12-2021 18:30

O Toyota Corolla Cross é o novo SUV do segmento C que completa a família do automóvel mais vendido em todo o mundo. O modelo posiciona-se ao lado do Corolla de cinco portas, do Touring Sports (carrinha) e do sedan (4 portas), inscrevendo-se também na gama dos SUV híbridos da marca, entre o C-HR e o RAV4, tendo por base o desenvolvimento da plataforma TNGA GA-C.

Mede 4,460 metros de comprimento, 1,825 metros de largura e 1,620 metros de altura, enquanto a distância entre eixos atinge 2,640 metros. Segundo a Toyota, o interior é amplo para todos os ocupantes e há versões com teto solar panorâmico.

É o primeiro automóvel da marca a recorrer à motorização 2.0 «full-hybrid» de 5.ª geração, agora com mais potência e binário, estando disponível nas variantes de tração dianteira (FWD – de 197 cv; 0-100 km/h em 8,1 segundos) e às quatro rodas (AWD-i), esta última com motor elétrico adicional de 30,6 kW (42 cv) no eixo traseiro e com igual desempenho na aceleração.

A transmissão híbrida foi igualmente redesenhada, incluindo novo sistema de lubrificação com óleo de baixa viscosidade, alcançando-se melhorias ao nível da eficiência. O «pack» de baterias de iões de lítio é 40% mais leve do que antes e a potência dos motores (gasolina e elétrico) aumentou 8%. 

Aposta na digitalização

Entre as inúmeras tecnologias, o Corolla Cross conta com atualizado sistema multimédia, monitor digital de 12,3’’ à frente do condutor e ecrã tátil de 10,5’’ na consola central, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Na segurança destaca-se o Toyota Safety Sense que combina várias assistências à condução e ao estacionamento, englobando dispositivo de pré-colisão (deteção da aproximação de veículos), travagem de emergência, «cruise-control» adaptativo, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta de ângulo morto (com assistência de saída) e luzes adaptativas, além de câmara traseira panorâmica (a 360º) com assistência à travagem e sensores de estacionamento. Existe ainda um novo airbag central dianteiro para evitar que os ocupantes dos bancos da frente possam colidir uns com os outros em caso de choque lateral.

O novo Corolla Cross reforçará a presença da Toyota no segmento C e a ambição da marca em chegar às 400 mil unidades vendidas por ano, o que corresponderá a uma quota de mercado de 9% numa das categorias mais competitivas na Europa e até 2025. Consoante os mercados na Europa, o Corolla Cross estará disponível a partir do mês de outubro de 2022, pelo que ainda não existem quaisquer indicações em termos de preços.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade