Nissan desvenda veículo lunar

Atualidade

Por AUTO FOCO 03-12-2021 18:08

A Nissan revelou um protótipo de veículo lunar desenvolvido em conjunto com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), numa parceria que pretende alargar as pesquisas acerca desses veículos, habitualmente designados por «rovers».

A Nissan trabalha com a JAXA desde janeiro de 2020 no desenvolvimento desse tipo de tecnologia, aplicando o «know-how» que deriva da produção de automóveis elétricos, tais como o Leaf ou o novo «crossover» Ariya.  

Um veículo lunar deve ser capaz de progredir nos pisos de pó, rochosos e ondulantes da Lua, e ao mesmo tempo ser eficiente em termos energéticos, uma vez que as fontes de energia no espaço são limitadas.

Para o novo protótipo a Nissan socorreu-se da tecnologia de controlo dos motores do Leaf, assim como da do controlo de precisão das rodas designada por e-4ORCE, que está presente no SUV Ariya.

A referida tecnologia e-4ORCE controla com precisão as quatro rodas de forma independente, tendo sido «importada» para o referido protótipo desenvolvido com a JAXA de modo a melhorar a tração em condições adversas e em terrenos mais arenosos. Esse controlo minimiza a patinagem de cada roda face às diferentes condições de aderência.

Com esta investigação conjunta, a Nissan pretende contribuir para a evolução da tecnologia ligada aos automóveis e à exploração espacial, partilhando o «know-how» adquirido para o desenvolvimento de veículos-teste cada vez mais avançados.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade