Renault Austral: Tudo o que sabemos sobre o novo SUV híbrido

Novo SUV vai substituir o Kadjar no portefólio da marca do losango no verão de 2022.

Atualidade

Por Vitor M. da Silva 13-01-2022 16:00

A Renault anunciou novo SUV para o segmento C com o nome Austral, derivado da palavra latina "australis" e uma expressão presente em muitas línguas europeias que, segundo a marca francesa, pode funcionar como espécie de convite à evasão.

"Austral também evoca as cores e o calor do hemisfério sul. É um nome que convida a viajar e é perfeitamente adequado a um SUV. A sua fonética é harmoniosa, equilibrada, fácil de pronunciar por todos e é de âmbito internacional”, explicou Sylvia Dos Santos, Gestora de Estratégia de Nomeação de Modelos no Departamento de Marketing Global da Renault.

Posicionado acima do Captur no catálogo da marca do losango, o Austral transporta a missão de fazer esquecer a performance comercial discreta do Kadjar na categoria que mais acelera no Velho Continente.

Para esse objetivo, aposta forte na imagem e na tecnologia.     

Fabricado em Espanha

O Renault Austral será fabricado na unidade espanhola de Villamuriel de Cerrato, em Palencia, sobre a mesma plataforma CMF-C do novo Qashqai (a Nissan reclama aumento da rigidez na ordem dos 48%, mesmo face à redução de 60 kg no peso da estrutura), para rivalizar com Peugeot 3008, Hyundai Tucson ou Seat Ateca.

Maior do que o Kadjar

A marca do losango ainda só revelou imagens ‘camufladas’ do novo SUV. A primeira imagem a descoberto deixa apenas ver a silhueta, que chegará aos 4,51 metros de comprimento (4,49 metros no Kadjar) e as formas musculadas. "Elegante e tecnológico", descreve Gilles Vidal, Director de Design da Renault.

"O Renault Austral combina fortes elementos estilísticos que lhe conferem um design dinâmico e elegante. A sua qualidade é visível à primeira vista. Reduzimos os intervalos dos painéis da carroçaria e refinámos os fluxos, de modo a que este emane uma sensação qualitativa imediata", acrescenta.

O Austral deverá contar com a mesma mecânica a gasolina do Nissan Qashqai, o bloco 1.3 turbo numa evolução eletrificada (mild hybrid de 12 V) e disponível em variantes de 140 cv/240 Nm e 158 cv/260 Nm.

Tecnologia de ponta

As características tecnológicas mais marcantes do novo Austral podem ser vistas nos faróis dianteiros e nos farolins traseiros. Duas grandes luzes traseiras, em forma de C, fundem-se no logótipo do Austral de forma extraordinária.

O desenho da frente é semelhante, com luzes e grelhas muito apelativas. Vista pela primeira vez no Renault Mégane E-TECH Elétrico, a tecnologia Micro-óptica apresenta linhas e padrões gravados directamente na superfície e no interior do plexiglass.

Quando iluminadas por luzes LED, as linhas gravadas brilham de forma cristalina, transmitindo um aspecto vibrante e facilmente identificável.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade