GRMN é um Yaris GR ainda mais radical... mas só para o Japão

Atualidade

Por AF 14-01-2022 11:12

A Toyota pegou no GR Yaris e criou uma série especial e limitada a 500 unidades mas que estará disponível apenas para o mercado japonês.

O GRMN Yaris, agora desvendado no Salão de Tóquio, é uma versão ainda mais radical, cujo desenvolvimento se focou no aprimorar da dinâmica e no adequar do pequeno desportivo a uma utilização ainda mais desportiva.

O retirar dos bancos traseiros e a utilização de painéis exteriores da carroçaria com elementos em plástico reforçado com fibra de carbono contribui para uma redução do peso na ordem dos 20 kg e as proporções da carroçaria foram alteradas, com redução em 10 mm da altura ao solo e incremento de 10 mm na largura, o que permite reduzir o centro de gravidade e manter este Yaris tão especial ainda em melhor contacto com a estrada.

Mexidas, também, na transmissão, quer com relações de caixa quer com relação final mais curtas, bem como a introdução de novos e mais resistentes materiais aplicados no fabrico da caixa de velocidades. No lugar dos diferenciais Torsen, o GRMN Yaris conta com diferenciais mecânicos de deslizamento limitado.

Vão existir duas variantes: apenas 50 unidades afetas ao que a Toyota apelida de Circuit Pack, com pintura cinza, jantes BBS de 18’’, amortecedores Bilstein ajustáveis e proeminente asa traseira sobre a tampa da mala; e o Rally Pack, com menos apêndices aerodinâmicos, mas com proteções inferiores da carroçaria, rool bar e amortecedores específicos para uma utilização focada para rali e em pisos mais degradados.

Sob o capot o GRMN Yaris conta com o mesmo bloco 1.5 turbo de 3 cilindros, sem mexidas na potência máxima, mas com ajustes na eletrónica de forma a ser gerado superior valor de binário e mais disponibilidade de resposta nos baixos e médios regimes.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade