Estudo revela as marcas automóveis mais e menos fiáveis de 2021

Oito fabricantes japoneses entre os dez mais fiáveis no inquérito de satisfação da Consumer Reports, nos Estados Unidos.

Atualidade

Por AF 14-01-2022 12:31

Todos os anos, os americanos da Consumer Reports, uma publicação da associação de defesa de consumidor nos EUA, elabora o ranking das marcas de automóveis mais e menos fiáveis do mercado, de acordo com as avaliações dos clientes num mega-inquérito de satisfação.

Em função dos problemas e virtudes detetados e comunicadas pelos proprietários, esta entidade avalia entre 0 e 100 para cada marca e modelo, para assim estabelecer uma classificação com a média.

Para uma marca ser avaliada, deve haver dados suficientes em pelo menos dois dos seus modelos. E, por isso, na edição deste ano do estudo estão ausentes Alfa Romeo, Dodge, Fiat, Jaguar, Land Rover, Maserati, Mitsubishi e Polestar.

Além do quadro com os fabricantes mais e menos afetados por problemas de fiabilidade, os especialistas da Consumer Reports também destacam algumas tendências. Assim, segundo esta organização, os SUV americanos têm nota acima da média das respetivas marcas.

Nas motorizações, híbridos mais cotados do que as mecânicas exclusivamente a gasolina ou a gasóleo, enquanto os SUV elétricos são a categoria que pior fica na fotografia.

Japoneses dominam américa

Em 2021, a Lexus lidera a lista das marcas mais fiáveis, ultrapassando a compatriota Mazda, a mais cotada na edição passada do estudo. A fechar o pódio, mais um construtor japonês, a Toyota. Foram as três únicas marcas classificadas acima dos 70 pontos.

Do ‘top10’ das mais fiáveis, só duas marcas não são japonesas: a americana Buick (5.º) e a britânica MINI, que ocupa um surpreendente 10.º lugar, à frente de Porsche, Audi e BMW…

As pontuações por marca:

Lexus 76 (de 0 a 100)

Mazda 75

Toyota 71

Infiniti 69

Buick 66

Honda 66

Subaru 66

Acura 64

Nissan 63

MINI 60

O pódio que ninguém quer

O quadro completo de classificações e notas atribuídas em centenas de milhares de inquéritos todos os anos nos Estados Unidos permite também perceber quais são as marcas com índice de satisfação mais baixos junto dos clientes. E, nos três últimos lugares da lista, a Consumer Reports coloca Jeep (com 26 pontos), Tesla (25) e Lincoln (18).

O relatório completo da Consumer Reports em: https://www.consumerreports.org/car-reliability-owner-satisfaction/who-makes-the-most-reliable-cars-a7824554938/

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade