DS projeta o carro do futuro sem travões

Atualidade

Por AF 06-05-2022 19:32

Com 815 CV e 8000 Nm de binário, o DS E Tense Performance pode chegar de 0 a 100 km/h em apenas dois segundos, mas é na travagem que incorpora um dos desenvolvimentos técnicos mais surpreendentes: sistema de dois motores elétricos a bordo para parar o veículo (com uma capacidade de regeneração até 600 kW), em vez dos travões convencionais.

A solução, em estudo no protótipo que é fortemente inspirado no carro de Fórmula E, configuraria, assim, o próximo estágio de desenvolvimento dos sistemas de travagem regenerativa em automóveis, que atualmente se combinam com os mecanismos convencionais dos discos e pastilhas de travão para desacelerar o veículo e reaproveitar a energia para a bateria.

A ideia da DS Automobiles é conseguir num futuro próximo abdicar destes dois elementos, com vantagens não apenas em matéria de eficiência energética, mas ajudado também na redução do peso total do conjunto.

“A Fórmula E visa maximizar o desempenho e a eficiência, e o DS E Tense Performance é a nossa visão de um carro de estrada utilizando a nossa tecnologia que vence corridas”, afirmou Beatrice Foucher, CEO da marca francesa.

“A travagem regenerativa é uma forma muito poderosa de, não apenas desacelerar o veículo, mas também ajudar a melhorar o desempenho da bateria. O DS E Tense Performance eleva a tecnologia a um novo nível, com a travagem regenerativa usada apenas para desacelerar o veículo.”, acrescentou.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade