VW ID.5 recebe pontuação máxima do Euro NCAP nas assistências à condução

Atualidade

Por AUTO FOCO 19-05-2022 20:40

Os especialistas do Euro NCAP ('European New Car Assessment Programme') atribuíram ao novo VW ID.5 100% elétrico a pontuação máxima no que diz respeito às tecnologias de assistência à condução.

O SUV Coupé alcançou a classificação de 'Muito Bom' e a nota máxima de 4 pontos (numa escala até 4) nos vários testes efetuados, graças aos diversos sistemas de assistência que integra. Alguns dos testes incluíram simulações críticas de condução em autoestrada, tais como manobras típicas de entrada e saída nessas vias, avaliando a eficácia dos sistemas de apoio ao condutor para evitar o risco de acidente, assim como o desempenho do ID.5 em caso de eventual colisão.

O ID.5 recorre a vários sistemas inovadores, como o denominado 'Travel Assist' (opcional), capaz de manter o veículo na faixa de rodagem e com uma distância definida para o veículo da frente, incluindo ainda a função ativa de assistência à faixa de rodagem ('Lane Assist'), sendo possível mudar de faixa e ultrapassar automaticamente (até 90 km/h) através de um simples toque no pisca, desde que não seja detetado pelos sensores nenhum outro veículo.

O sistema está ainda equipado com 'Cruise Control Adaptativo' (ACC) com apoio em curva, sendo a velocidade ajustada aos limites legais e ao tipo de percurso (curvas ou rotundas, por exemplo). O Euro NCAP também avaliou outras funções de assistência adicionais, tais como a travagem de emergência ('Front Assist') e os sistemas 'Predictive ACC', 'Side Assist' e 'Emergency Assist'.

Já em março, o ID.5 tinha recebido a classificação máxima de 5 estrelas nos reputados 'crash-test' do Euro NCAP, após avaliação do impacto e da proteção efetiva dos passageiros adultos, das crianças e dos peões em caso de acidente.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade