Fiat 500 elétrico não precisa parar para carregamentos

Só nesta estrada! Um circuito que a Stellantis batizou de “Arena do Futuro”, em Chiari, Itália, para comprovar as capacidades da tecnologia DWPT (Dynamic Wireless Power Transfer), de carregamentos por indução (sem fios) de veículos elétricos.

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Por AF 15-06-2022 12:38

Depois de meses de testes, o primeiro grande resultado mostra que o Novo 500, preparado pela Fiat para tirar partido da tecnologia DWPT, consegue viajar a velocidades típicas de autoestrada sem consumir a energia armazenada na bateria. “Os testes estão a mostrar que a eficiência do fluxo de energia do asfalto para o veículo é comparável à eficiência característica dos postos de carregamento rápido, pelo que o condutor não precisa de parar para recarregar. Além disso, as medições da intensidade do campo magnético provam que não há impacto sobre o condutor ou os passageiros”, explica o fabricante.

A tecnologia DWPT é um inovador sistema de bobinas colocadas sob o asfalto que transfere energia diretamente para automóveis, camiões e autocarros sem que estes precisem de parar em estações de carregamento para recarregar a bateria. A tecnologia pode ser adaptada para todos os veículos equipados com um “recetor” especial que transfere a energia proveniente da infraestrutura da estrada diretamente para o motor elétrico, conservando a carga da bateria do veículo.

O projeto-piloto da Stellantis e dos parceiros envolvidos é coordenado pela A35 Brebemi, uma empresa pertencente à operadora global de infraestruturas de transporte Aleatica, centrada em soluções de mobilidade sustentáveis e inovadoras.

“O nosso plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030 é baseado na premissa de oferecer ‘liberdade de mobilidade de vanguarda’ para todos e este projeto é a verdadeira essência do nosso rumo como empresa,” afirmou Anne-Lise Richard, Head of Global e-Mobility Business Unit da Stellantis. “Ao trabalhar com este incrível grupo de parceiros, provámos que a tecnologia de carregamento por indução consegue alimentar o nosso futuro eletrificado. Estes projetos conjuntos são passos entusiasmantes no trabalho para alcançar um tempo de vida útil mais longo para as baterias, maior eficiência energética, baterias de menores dimensões, desempenho notável e peso e custo mais baixos.”

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