O Subaru Impreza WRC está de volta. E até já tem preço!

Atualidade

Por AF 21-06-2022 07:45

A Prodrive já tinha prometido, e agora deu a conhecer mais pormenores do P25, um veículo atual que tem o condão de ser a cópia perfeita do Subaru Impreza WRC Coupé 22B de 1998! Serão feitas não mais que 25 unidades com um preço base de 460 mil libras (mais impostos). Saiba quais as razões...

O Prodrive P25 surge em ano comemorativo do 25º aniversário do Subaru Impreza WRC e fará a sua estreia aos olhos do público no próximo dia 23 de junho, no Goodwood Festival of Speed. A unidade que estará presente irá realizar várias subidas da já mítica rampa, e só posteriormente serão terminadas as fases de testes e afinações dinâmicas inscritas no vasto programa de desenvolvimento.

Mas este projeto é recheado de curiosidades, com as 25 unidades fabricadas sobre chassis idêntico ao do modelo original de 1998, mas o uso intensivo de carbono e outras ligas ligeiras irão permitir um peso bastante contido, na ordem dos 1200 kg. Mas há mais alterações!

O motor é baseado na unidade 2.5 turbo de 4 cilindros opostos da Subaru, com um rendimento previsto de mais de 400 cv e 600 Nm de binário, valores aproveitados por inédita caixa semi automática de 6 velocidades. Esta transmissão inclui função launch control semelhante à presente nos modelos de ralis e é capaz de trocas entre relações na casa dos 80 milissegundos.

O bloco motriz foi totalmente revisto pela Prodrive e devidamente reforçado com novos e mais resistentes componentes mecânicos internos. O turbo (Garret) é herdado da competição e o intercooler é de grandes dimensões.

Como não poderia deixar de ser, o P25 conta com sistema de tração integral com diferencial central ativo e de desempenho ajustável que trabalha em conjunto com os diferenciais dianteiro e traseiro. Os amortecedores Bilstein podem igualmente ser ajustáveis e todo o conjunto está afinado e preparado para garantir as melhores sensações de condução em alcatrão.

Associado ao baixo peso do conjunto e à eficácia do sistema de tração integral e da caixa de velocidades, a Prodrive anuncia aceleração de 0 a 100 km/h a baixo dos 3,5 segundos.

O contacto com a estrada fica a cargo de pneus Bridgestone Potenza na medida 235/35 R19 e o sistema de travagem proveniente da AP Racing é composto por discos ventilados nos dois eixos, de 380 mm à frente e 350 mm atrás.

Embora ainda sem foto do interior, sabe-se que o habitáculo manterá as formas do modelo original, se bem que revestido a materiais mais nobres, caso de pele a Alcantara e incluindo acabamentos em carbono, havendo possibilidade de remoção dos bancos traseiros. Há alguém que não esteja ansioso por conhecer esta recriação do Subaru Impreza WRC?!?

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade