'Super-Transit': Ford revela furgão elétrico com 2.000 CV

Atualidade

Por AF 23-06-2022 18:09

Chama-se Ford Pro SuperVan Elétrica, estreia-se no Goodwood Festival of Speed 2022, no Reino Unido e é a versão mais potente de sempre do popular furgão da oval azul, com quatro motores elétricos, uma bateria com refrigeração líquida de 50 kWh e um sistema de controlo específico para potência combinada de 2.000 CV.

A Ford anuncia aceleração de 0-100 km/h inferior a dois segundos para modelo apto para circuito, integrando componentes da versão de estrada da E-Transit Custom – a primeira variante 100% elétrica do furgão.

As tecnologias dos modos de condução selecionáveis e de travagem regenerativa, semelhantes às dos veículos elétricos Ford de produção corrente, estão também presentes neste projeto com o cunho da equipa global da Ford Performance e pela STARD, empresa austríaca especializada em veículos de competição eletrificados, com o design exterior a cargo da equipa de Design da Ford em Colónia, na Alemanha.

“Concebemos a SuperVan do século XXI com 2.000 CV de potência totalmente elétrica, resultando em níveis de adrenalina e de estilo absolutamente incomparáveis, com inspiração na nova E-Transit Custom. Mas o nível de desempenho não se limita à potência - a capacidade de processamento da SuperVan Elétrica permite aos engenheiros utilizar dados de veículos em tempo real para otimizar o seu desempenho, tal como num carro de competição de nível superior”, declarou Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance.

A primeira SuperVan da Ford foi revelada em 1971 e apresentava um motor em posição central, retirado do Ford GT40 vencedor de Le Mans, originando uma Transit Mk. 1 diferente de todas outras. A fórmula foi elevada para outro patamar na SuperVan 2; uma versão em fibra de vidro da Transit Mk. 2 foi montada sobre a monocoque e o V8 Cosworth de 590 CV do carro de competição Ford C100. Este veículo renasceu mais tarde no facelift da Transit Mk.3 (SuperVan 3), equipado com um motor Cosworth HB de 650 CV utilizado pelos carros de Fórmula 1 da época.

“A Ford Pro tem tudo a ver com produtividade acelerada para os nossos clientes, portanto porque não criar uma nova SuperVan Elétrica capaz de comprovar o poder da eletrificação e da conectividade”, declarou Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro Europa. “Este incrível veículo de demonstração transporta a engenharia avançada e o visual distinto da E-Transit Custom para um novo patamar, e é uma prova do elevado rendimento do ecossistema de serviços conectados da Ford Pro.”

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade