Nelson Piquet pede desculpa a Lewis Hamilton

Fórmula 1

Por Redação 29-06-2022 16:00

Fotos: AP

Nelson Piquet, ex-piloto brasileiro, veio a público defender-se das críticas após comentário sobre Lewis Hamilton, em que apelidou de ‘neguinho’ o piloto de Fórmula 1.

«O que eu disse foi mal pensado, e não defendo isso, mas vou esclarecer que o termo usado é aquele que tem sido amplamente e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinónimo de 'cara' ou 'pessoa' e nunca teve a intenção de ofender», começou por dizer o ex-piloto numa nota oficial.

Nelson Piquet prosseguiu dizendo: «Eu nunca usaria a palavra da qual fui acusado em algumas traduções. Condeno veementemente qualquer sugestão de que a palavra tenha sido usada por mim com o objetivo de menosprezar um piloto por causa de sua cor de pele.»

O brasileiro deixou um pedido de desculpas: «Desculpas de todo o coração a todos os que foram afetados, incluindo o Lewis, que é um piloto incrível, mas a tradução em alguns ‘media’ que agora circulam nas redes sociais não está correta. A discriminação não tem lugar na F1 ou na sociedade e estou feliz em esclarecer meus pensamentos a esse respeito.»

De recordar que, na passada terça-feira, Lewis Hamilton respondeu na rede social Twitter a uma declaração de Piquet em trechos de uma entrevista que foram divulgados na segunda-feira, em que este chamou o heptacampeão britânico de ‘neguinho’.

«Vamos focar em mudar a mentalidade», escreveu o piloto em português na sua conta no Twitter.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 15

Amigo_TALHANTE
30-06-2022 20:23

pois claro que sim.. toda a CS usou a palavra pejorativa NIGGER que não tem nada a ver com NEGUINHO que é utilizada sem maldade alguma em todo o Brasil por negro, brancos, pardos, mulatos e castanhos.

Afrika
30-06-2022 15:43

O desporto desta geracao ate mete nojo, tudo baseado em politicas, dinheiro e racismo. Nos tempos antigos, nao se ouvia nada disto.

CarlMar
30-06-2022 15:29

O Lewis Hamilton acabou por insultar a sua própria raça ao sentir-se insultado por ter sido tratado como tal. Ele devia ter orgulho na sua raça e exaltar-la bem alto e bom som e elevar-la ao mais alto patamar. Ao reagir assim só demonstra ter vergonha em ser o que é.

moretti
29-06-2022 19:38

Só houve repercussão negativa porque foi o Nelson Piquet, o qual nunca foi ídolo no Brasil por se contrapor e ter inveja do Senna. Mas, de facto ele tem razão, é comum no Brasil dizer Neguinho, Negão, Galego, Polaco, Alemão, etc, para se referir a um gajo sem nenhuma maldade.

Zizoued
29-06-2022 18:11

dinhoeuro nisso tens razão!! São celebridades. Mas tu já sabes como são os zucas falam na televisão como se estivessem a falar com os amigos num bar, às vezes sai m*RDA.

< 1 2 3 > 

Fórmula 1