A VW vai juntar-se à Tesla e a BMW na decisão de exportar veículos elétricos da China para a Europa, em resposta à capacidade limitada de produção no mercado doméstico.
De acordo com notícia avançada pelo Automotive News Europe, a marca espanhola Cupra do Grupo VW produzirá o seu primeiro SUV totalmente elétrico, o Tavascan, na fábrica de Anhui, a unidade “com capacidade e tecnologia certas no momento do planeamento da produção", explicou o consórcio em comunicado na sexta-feira, acrescentando que não tem planos para arrancar com a produção de nenhum outro veículo na China para exportação.
Construído na plataforma MEB, o compacto Tavascan deve começar a ser vendido na Europa em 2024. É o segundo modelo da Cupra baseado nesta arquitetura depois do Born.
A fábrica de Anhui tem capacidade para produzir até 350.000 automóveis elétricos baseados na plataforma MEB e é a terceira fábrica do consórcio na China, depois das unidades que tem em co-propriedade com a FAW e a SAIC.
Entre os modelos elétricos que já estão a ser enviados de fábricas chinesas para os concessionários na Europa está o Tesla Model 3, mas também BMW iX3 e o Dacia Spring.