Pneus do carro, têm ou não prazo de validade?

Atualidade

Por AUTO FOCO 30-12-2022 15:26

Como se fosse um alimento, os especialistas recomendam a observação rigorosa do prazo de validade de alguns componentes do automóvel. Não quer dizer que o seu ‘consumo’ fora de data resulta em ‘indisposições’ graves, mas há que ter em conta a vida útil estimada de diversos componentes do seu veículo para assegurar o seu correto funcionamento, prevenindo avarias que podem ser graves e dispendiosas.

E os pneus, têm ou não prazo de validade? A Associação Automóvel de Portugal esclarece a dúvida recorrente: os pneus não têm validade. Porém, têm um tempo de vida limitado, que começa a contar a partir do momento da sua instalação.

O tempo médio de vida útil de um (bom) pneu situa-se entre os 40 e os 50 mil quilómetros. Claro que a sua durabilidade depende do tipo de percurso e do estilo de condução, mas, em média, ronda os cinco anos.

A partir daí, a borracha começará a perder as suas propriedades originais, logo grande parte da aderência e da capacidade de drenagem, resistência e fiabilidade.

Para saber quando é que os pneus do seu carros foram fabricados tem apenas de ler uma inscrição gravada no flanco do mesmo (na imagem), com quatro valores que indicam a semana e o ano em que o pneu foi produzido.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade