Ultimate de 770 cv na despedida do Aston Martin DBS

Atualidade

Por AUTO FOCO 18-01-2023 19:52

O Aston Martin DBS 770 Ultimate, além do selo de exclusividade por ir fechar o ciclo de vida do atual DBS, torna-se no modelo de produção em série mais potente de sempre da marca britânica.

Serão feitas apenas 499 unidades numeradas entre as carroçarias Coupé (300) e Volante (199), o que apimenta ainda mais a exclusividade do 770 Ultimate. Sob o capot, o enorme V12 biturbo de 5,2 litros - já utilizado na gama DBS - debita nada menos que os 770 cv denunciados pela sigla, além de brutais 900 Nm de binário, disponíveis logo a partir das 1800 rpm. Para este salto de 45 cv, a marca incrementou a pressão de sobrealimentação e mexeu ainda na admissão e ignição.

Para fazer frente a números tão expressivos, a Aston Martin também mexeu na eletrónica da caixa automática ZF de 8 velocidades, anunciando-se ainda mais e melhores sensações entre as trocas de relações, estando o eixo traseiro motriz dotado de um diferencial autoblocante LSD. A velocidade máxima anunciada é de 338 km/h.

Nas ligações ao solo, calibragem específica para a suspensão adaptativa de amortecimento variável, pneus Pirelli P Zero 265/35 R21 à frente, e 305/30 R21 atrás e sistema de travagem com discos carbocerâmicos de 410 mm e 360 mm, respetivamente, à frente e atrás. Houve ainda especial atenção no aumento da rigidez da carroçaria.

São ainda vários e ricos os pormenores exteriores que ajudam a endeusar o 770 Ultimate, caso das entradas de ar no capot e das muitas (mas subtis) mexidas em zonas específicas da secção frontal da carroçaria que, além de transmitirem visual mais agressivo, contribuem de forma decisiva para melhorias aerodinâmicas. Muitos dos componentes e apêndices exteriores são em fibra de carbono.

Riqueza de pormenores que se estende ao interior, com placa numerada, bancos de formato Sports Plus revestidos num misto de pele e Alcantara e patilhas no volante em carbono para comando sequencial da caixa automática. Como se tudo isto não bastasse já para catalogar o DBS 770 Ultimate como um especialíssimo superdesportivo, a divisão Q by Aston Martin propõe ainda alargado rol de elementos de personalização.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade