Mini Countryman Cooper SE All4 (PHEV) Untamed

Untamed: o lado mais aventureiro do Countryman

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 20-08-2022 07:00

Fotos: Gonçalo Martins

Mais uma série especial preparada pela Mini, desta feita para exaltar o seu modelo mais… maxi. Do look aos equipamentos, a edição Untamed desperta a faceta aventureira do Countryman, não faltando o apoio da tração integral da versão híbrida Plug-In.

Com ares de SUV e formato insuflado face a todos os outros membros da família Mini, o Countryman é o modelo mais versátil da gama e o único que poderá responder a propósitos familiares, com cinco lugares e bagageira digna desse nome.

É também o único Mini com solução mecânica do tipo PHEV, com unidade três cilindros turbo a gasolina de 1,5 litros de capacidade a animar o eixo dianteiro e motor elétrico a garantir a tração traseira – o rendimento máximo combinado das duas unidades atinge um pico de 220 cv e 385 Nm, com vigoroso desempenho em aceleração, comum à maioria dos modelos do género; e a atuação conjunta dos dois motores garante a tração integral (ALL4). A caixa é automática de 6 velocidades.

Controlar o módulo PHEV

Na consola central, à esquerda do botão da ignição (que pisca a vermelho enquanto não é acionado), fica o comando eDrive que permite a seleção dos três modos de gestão híbrida: Max eDrive para forçar a atuação elétrica, Auto eDrive que entrega à gestão eletrónica a melhor escolha/combinação motriz face às exigências (embora ligando o motor a combustão mal se ultrapasse os 80 km/h), e Max eDrive que preserva a carga da bateria e vai regenerando, aos poucos, até aos 90%.

Paralelamente, três modos de condução que fazem variar a atuação da caixa automática, o peso da direção, a sensibilidade do acelerador e até a iluminação interior: Green, Mid e Sport.

A solução técnica PHEV, associada a bateria de 8,8 kWh de capacidade útil, permite ao Countryman Cooper SE All4 cumprir a faceta sustentável ao passear-se pelas ruas das cidades e seus arredores em modo puramente elétrico durante cerca de 50 km – sim, em cidade, porque forçando-se a atividade em modo EV, por vias rápidas ou autoestradas, a autonomia cai para números em torno dos 40 km. Após terminada a carga da bateria, o consumo médio numa utilização híbrida convencional ficará perto dos 7 l/100 km – por isso, mandam as regras da boa utilização de um PHEV carregar a bateria sempre que possível para adequar a marcha elétrica ao uso quotidiano. O carregador de bordo, só para corrente alterna, não digere potências superiores a 3,7 kW.

Nesta recente atualização de modelo no ativo já desde 2016, a Mini somou painel de instrumentos digital (de grafismo semelhante ao estreado no Mini elétrico) e ampliou a oferta de Packs e elementos de personalização, além de ter somado novos sistemas multimédia – de software atualizado, mas cujo monitor tátil de pequena dimensão não ajuda à seleção das funções: ainda bem que se mantém o comando rotativo entre bancos, ao estilo iDrive da BMW.

O visual Untamed

Para o Mini de formato SUV a série Untamed reforça o carácter mais aventureiro e de versatilidade acrescida. A combinação entre a pintura Cinzento Momentum Grey metalizado, o tejadilho (e barras) em preto, os para-choques e o formato distinto das jantes, conferem aspeto de (quase) veículo lunar ao Countryman, aproximando-o do estilo offroad. As laterais são marcadas pelas faixas decorativas, ao passo que o logo, capas de retrovisores e puxadores de porta surgem em preto.

O interior segue as tendências campestres, com revestimentos em verde exclusivo da linha Yours (Highland Green) a contrastar com alguns elementos em azul, incluindo os bancos de formato desportivo. No tablier, à frente do passageiro, o logo ‘Untamed’ surge projetado numa faixa iluminada que pode receber cada uma das cores do sistema de iluminação ambiente – à noite, o habitáculo como que ganha uma nova vida conjugando as iluminações várias com o anel que circunda o painel central no tablier. Bancos, soleiras de porta e pilares laterais traseiros incluem a assinatura ‘Untamed’.

E como todos os modelos da Mini se prestam a estes motivos decorativos e personalizações várias, é fácil ao condutor sentir-se aos comandos de um veículo especial e quase único, mesmo que o peso da direção e o de todo o conjunto comece já a anunciar a idade do projeto. Há ainda lugar a tapetes de alcatifa aveludada, volante com ótima pega desportiva e forro antracite no teto.

O ambiente resulta envolvente e acolhedor, repleto de motivos de interesse e de pormenores em que apetece focá-los e apreciá-los. E até mostrar aos amigos! E o look mais offroad da série especial ‘Untamed’ soma uma (refinada) descontração natural ao Countryman, fazendo crer que existem mais do que os anunciados 147 mm de altura livre ao solo.

O conjunto suspensão/rodas confere um tato algo firme, mas preservando os necessários níveis de conforto e acrescentando sensações de robustez e sentimento de estar preparado para enfrentar pisos degradados. Que se parta à aventura!

 

 Mini Countryman Cooper SE All4 (PHEV) Untamed

Preço: 48.956 €

Gama Mini Countryman Cooper SE All4 (PHEV) disponível a partir de 44.656 €

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

MINI COUNTRYMAN

Cooper SE Untamed

Motor térmico
Arquitetura 3 cilindros em linha
Capacidade 1499 cc
Alimentação Inj. direta, turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./12V
Potência 125 cv/5000-5500 rpm
Binário 220 Nm/1500-3800 rpm
Motor elétrico
Tipo -
Potência 95 cv (70 kW)
Binário 165 Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade da bateria 8,8 kWh
Módulo Híbrido
Potência 220 cv
Binário 385 Nm
Transmissão
Tração Integral
Caixa de velocidades Automática de 6 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. Multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,4 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,297/1,822/1,559 m
Distância entre eixos 2,67m
Mala 405-1275 litros
Depósito de combustível 36 litros
Pneus F 225/50 R18
Pneus T 225/50 R18
Peso 1799 kg
Relação peso/potência 8,2 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 196 km/h
Acel. 0-100 km/h 6,8 s
Consumo médio 1,7 l/100 km
Emissões de CO2 40 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 8 anos
Intervalos entre revisões 25000 km
Imposto de circulação (IUC) 138,51 €

Medições

MINI

Acelerações
0-50 km/h 2,3 s
0-100 / 130 km/h 6,8/11,3 s
0-400 / 0-1000 m 15/28,6 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 3,1 s
60-100 km/h (D) 3,9 s
80-120 km/h (D) 5,1 s
Travagem
100-0/50-0km/h 37,9/9,2 m
Consumos
Consumo médio 3,2/6,8 l/100km
Autonomia 650 km

Conte-nos a sua opinião 0

TESTE