BMW 116d ‘Edição 50 anos BMW M’

Meio século de espólio desportivo

TESTE

Por Paulo Sérgio Cardoso 22-08-2022 22:00

Fotos: Gonçalo Martins

A BMW M sopra 50 velas em 2022, com comemorações extensíveis a modelos… normais. Em que o mais popular 116d tem direito à ‘Edição 50 anos BMW M’, rica em espólio desportivo e em pormenores que vão ficar para a história, como os logos M de estilo retro.

Apenas os BMW produzidos durante os 12 meses de 2022 poderão ostentar os ‘badges’ retro evocativos do quinquagésimo aniversário da M, inspirados nos que foram pela primeira vez utilizados nos modelos de competição da BMW Motorsport de 1973, com o tradicional logo da marca ao centro rodeado por três semicírculos descentrados com as cores da M. Símbolo que marca presença nesta série ‘Edição 50 Anos BMW M’ e que além de surgir no capot e tampa da mala, está também no centro das jantes – não o desejando, os clientes poderão optar pelos logos tradicionais. Pequenos pormenores que fazem toda a diferença e que, seguramente, irão tocar o coração dos fãs da marca.

Nos 4760 € que custa esta série especial está ainda incluído todo o semblante que compõe o Pack Desportivo M, do kit aerodinâmico que soma distinção ao design dos para-choques, aos faróis de nevoeiro LED que se juntam aos restantes conjuntos óticos de igual tecnologia de iluminação, ao que se soma a suspensão desportiva e rebaixada em 10 mm, as jantes de 17’’ bicolores, os vidros escurecidos e os frisos exteriores Shadow Line.

Ao interior também não falta cunho M, com revestimentos do teto em antracite, volante específico e de ótima pega, tapetes personalizados e revestimentos vários em Alcantara associados aos bancos desportivos – que na unidade testada foram substituídos pelos ainda mais envolventes e marcantes bancos integrais com ajustes laterais elétricos, a troco de 520 €. O pack de luzes interiores e os frisos iluminados no tablier e portas contribuem decididamente para um ambiente noturno mais sofisticado e envolvente, permitindo-se a escolha entre seis tonalidades. E por falar em iluminações, há ainda luzes nos puxadores das portas e logo ‘BMW’ projetado no chão a partir dos retrovisores. Para que o condutor não se esqueça de que o seu carro é especial, até a chave é diferenciada com as cores da M.

As veleidades do 116d

Os logos são apenas um dos elementos que definem a referida série especial que pode ser conjugada com o Série 1. Em particular com o 116d, com (cada vez menos popular…) mecânica Diesel três cilindros de 1,5 litros de capacidade, cujo desempenho faz acreditar ter mais que os anunciados 116 cv e 270 Nm – verdade seja dita que o trabalho da caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades contribui para o melhor aproveitamento da ampla disponibilidade mecânica. E os consumos são referenciais e particularmente interessantes a quem faça muitos quilómetros em autoestrada, com médias em torno dos 5 l/100 km.

À exceção de algumas sacudidelas no liga/desliga da atuação do start/stop, o bloco de 3 cilindros funciona de forma serena e tem um desempenho elástico desde os baixos regimes – o valor de binário máximo mantém-se constante entre as 1750 e as 2250 rpm, seguramente a faixa mais utilizada no quotidiano – e quer a quebra de rotação quer as lestas passagens de caixa conferem fluidez à condução. Face a todo o cenário desportivo desta série especial, é sentida a ausência das patilhas da caixa no volante. Os modos de condução contribuem para a personalidade dinâmica ao conferirem realmente diferentes reações à direção, à caixa e à resposta do motor ao acelerador.

Somado ao ambiente interior desportivo e aos inúmeros pormenores diferenciadores e de apurada qualidade, será necessário investir no opcional BMW Live Cockpit Professional (1015 €) para se obter o nível mais avançado de digitalização a bordo, com painel de instrumentos e monitor multimédia tátil de 12,3’’. Não tendo o habitáculo do Série 1 a última geração de ergonomia e de soluções tecnológicas – como as já presentes no recém-lançado Série 2 Active Tourer – a interface é de simples compreensão e navegação, com software rápido e de grafismo atraente, incluindo o sempre prático comando rotativo do iDrive e alargada oferta de serviços conectados. A consola central, onde fica a alavanca da caixa automática e a maioria dos botões relacionados com a condução, poderia estar posicionada num plano mais elevado e de mais fácil acesso.

Com esta atual geração de tração dianteira, o habitáculo do Série 1 muito ganhou em funcionalidade e espaço interior, incluindo bagageira de 380 litros base com estrado que permite organizar o piso em duas alturas.

A ‘Edição 50 anos BMW M’ cumpre bem a função de ajudar o condutor a sentir-se aos comandos de automóvel exclusivo, mesmo que seja um 116d. Atualmente, a marca inclui programa de manutenção preventiva com 4 anos ou 80.000 km de revisões programadas.

BMW 116d Auto

Desde 34.656 €

Edição 50 anos BMW M: 4760 €

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

BMW Série 1

116d Edição 50 anos M

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha
Capacidade 1496 cc
Alimentação Inj. direta CR, TGV, interc.
Distribuição 2 a.c.c./12v
Potência 116 cv/2250-4000 rpm
Binário 270 Nm/1750-4000 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 7 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo multibraços
Travões F/T Discos ventilados
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,4 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,319/1,799/1,434 m
Distância entre eixos 2,67m
Mala 380-1200 litros
Depósito de combustível 42 litros
Pneus F 225/45 R17
Pneus T 225/45 R17
Peso 1460 kg
Relação peso/potência 12,6 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 200 km/h
Acel. 0-100 km/h 10,1 s
Consumo médio 4,6 l/100 km
Emissões de CO2 121 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos sem limite de km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 25000 km
Imposto de circulação (IUC) 148,58 €

Medições

BMW

Acelerações
0-50 km/h 3,5 s
0-100 / 130 km/h 10,2/17,2 s
0-400 / 0-1000 m 17,3/31,7 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 4,3 s
60-100 km/h (D) 6,3 s
80-120 km/h (D) 7,4 s
Travagem
100-0/50-0km/h 36/9 m
Consumos
Consumo médio 5,4 l/100km
Autonomia 777 km

Conte-nos a sua opinião 0

TESTE