Audi A3 Limousine 30 TFSI 110 cv caixa manual S Line

Simples, frugal e económico, não insuficiente

TESTE

Por Ricardo Jorge Costa 19:15

Fotos: Gonçalo Martins

Conjugação entre as mecânicas simples sob a carroçaria de três volumes do Audi A3: na compacta Limousine, motor a gasolina de três cilindros, 1 litro com 110 cv associado a caixa manual de seis velocidades tenta dar estímulo ao minoritário interesse dos consumidores nas berlinas de quatro portas no segmento C. Será uma união demasiado frugal para um automóvel de marca premium?

O motor é pouco visto no Audi A3, a transmissão já foi mais. Mesmo com o Diesel a perder espaço para a gasolina e a caixa manual ainda com adeptos, nem que seja pelo custo mais acessível comparativamente à bem apreciada automática de dupla embraiagem (DSG), o aspiracional acesso ao segmento premium através do modelo em patamar inferior na gama da Audi não se fazia por motorização tão simplista na conceção e modesta no rendimento, como esta que configura a versão 30 TFSI da berlina compacta. Todavia, há méritos, que comprovámos, e não apenas na contenção do consumo de combustível (exceto as versões Diesel), aprisionando-o em redor de económicos 6 litros/100 km, além do supracitado embaratecimento do preço final do automóvel.

Desde logo, transmissão manual, que apesar de não ser mais-valia na otimização das prestações e da facilidade da condução, não lhe constrange as performances, desde que corretamente usada – na adequação do regime do motor às necessidades instantâneas de progressão do veículo -, apenas a comodidade se o A3 Limousine circular mais amiúde em trajetos urbanos com muito pára-arranca, pelo constante acionamento do pedal da embraiagem.

Traduzindo para a prática – e para as impressões… -, as acelerações e recuperações não são lentas como 110 cv e 200 Nm podem antever. Com a mudança certa engrenada, o motor responde com prontidão, e ainda que não se possa pedir reações enérgicas, por exemplo, para ultrapassar. Sugere-se a preferência pela suavidade e a antecipação dessa ‘manobra’.

Por outro lado, o apelo emocional da imagem e a diferenciação do formato de três volumes em relação à carroçaria de cinco portas do A3, Sportback, resumem os meios de apelo ao interesse nesta berlina de três volumes, cujo conceito a Mercedes reavivou, em formato de coupé e com estética de mérito unânime, no CLA. No exame de rua ao design do automóvel, a avaliação ao A3 Limousine foi bastante positiva. Opinião quase generalizada de enorme admiração pela imagem do veículo, tanto para embelezar o exterior, como o habitáculo, para o que contribuiu a cosmética na carroçaria nesta versão desportiva S Line.

Além do fator de sedução, do acrescento de um terceiro volume e por inerência deste, a supressão da quinta porta (da bagageira, por tampa), o A3 Limousine oferece mais volumetria para carga do que a variante do que o A3 Sportback (hatchback). A única vantagem é mesmo a superior capacidade da bagageira, que soma significativos 45 litros à do referido congénere de gama, num total de 425. Todavia, subtrair versatilidade e acessibilidade, devido à sua configuração, ainda que beneficiando de sistema rebatimento bipartido dos bancos posteriores que permite mais do que duplicar a volumetria de carga.

No habitáculo encontramos o habitual refinamento dos produtos Audi, na execução das superfícies do painel de bordo (materiais de toque suave) e de acabamentos e montagem, ainda que, no caso desta unidade em teste, menor sofisticação tecnológica de série. Na habitabilidade, nenhum acrescento à do Sportback, onde os passageiros dos lugares posteriores não encontram condicionalismos à comodidade.

O comportamento em estrada tende a ser firme, mas sem desconforto, devido à afinação mais desportiva de suspensão na versão S Line, que aproxima a carroçaria em 25 mm do solo, relativamente à versão normal, ou mesmo com os pneus de baixo perfil 225/40 R18. A complementar, sistema Drive Select que permite ao condutor escolher entre diferentes modos (de condução) que afetam a gestão do motor e a resposta da direção, esta última sempre disponível para nos ir pondo ao corrente do que vai acontecendo entre as rodas e a estrada, de forma bastante detalhada, rápida e direta.

PREÇO BASE: DESDE 33.108 €

PREÇO DA VIATURA ENSAIDA: 35.733 €

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Ficha Técnica

Caracteristicas

AUDI A3

Limousine 30 TFSI 110 cv S Line

Motor
Arquitetura 3 cilindros em linha
Capacidade 999 cc
Alimentação Inj. direta, turbo, intercooler
Distribuição 2 a.c.c./12v
Potência 110 cv/5500 rpm
Binário 200 Nm/2000-3000 Nm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Manual de 6 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Ind. multibraços
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,1 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,495/1,816/1,425 m
Distância entre eixos 2,636m
Mala 425 litros
Depósito de combustível 45 litros
Pneus F 225/40 R18
Pneus T 225/40 R18
Peso 1300 kg
Relação peso/potência 11,8 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 201 km/h
Acel. 0-100 km/h 10,6 s
Consumo médio 5,6 l/100 km
Emissões de CO2 127 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica 4 anos ou 80.000 km
Pintura/Corrosão 3/12 anos
Intervalos entre revisões 30000 km
Imposto de circulação (IUC) 104,14 €

Medições

AUDI

Acelerações
0-50 km/h 3,6 s
0-100 / 130 km/h 10,7 /17,6 s
0-400 / 0-1000 m 17,6 /32,1 s
Recuperações
40-80 km/h 3.ª 5,6 s
60-100 km/h 3.ª/4.ª/5.ª 6,4/7,5/9,9 s
80-120 km/h 4.ª/5.ª/6.ª 8,5/10,7/14,1 s
Travagem
100-0/50-0km/h 34,6/8,7 m
Consumos
Consumo médio 6,2 l/100km
Autonomia 626 km

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