Difícil para a Audi fugir à tentação de não mexer em demasia na genética dos seus modelos. Por mais que queira passar a ideia de que se inicia um novo ciclo de design ou que existem novos traços de personalidade, o certo é que os elementos base estão sempre presentes a cada lançamento de um novo modelo. Sensação que fica igualmente patente nesta 100% nova geração da carrinha A6 que, embora refletindo elegância nem sempre fácil de alcançar em modelo de cariz familiar de quase 5 m de comprimento, mantém a filosofia do Grupo VW em evoluir na continuidade.
O ligeiro aumento das dimensões exteriores (mais 12 mm entre eixos e no comprimento) foi encarnado em prol da habitabilidade, com a Audi focada em oferecer ainda mais espaço para pernas e tronco dos passageiros, mantendo os 565 litros na bagageira, extensíveis até aos 1680 mediante o rebatimento tripartido das costas do banco posterior. Para facilitar a utilização de carrinha deste gabarito, a tampa da mala inclui acionamento elétrico que é acompanhado por movimentos da chapeleira (que se recolhe e volta à posição inicial). Em opção, associado ao acesso mãos-livres, será possível abrir o portão traseiro com o passar do pé sob o para-choques, útil tendo-se as mãos ocupadas. As calhas com (quatro) olhais de fixação, bem como um extensor amovível para organizar o espaço de carga surgem de série enquanto soluções práticas.
Bem mais emotiva que o design exterior será a experiência de socialização a bordo, com esta nova geração do A6 e ter como fontes de inspiração algumas das soluções estreadas no topo de gama A8. Tudo resulta em grande simplicidade, de braços dados com design vanguardista, pautado pela presença dos dois monitores táteis na zona central do tablier (os quais requerem pressão no visor e não apenas passar o dedo) que organizam as diversas funcionalidades. O comando do drive select (modos de condução) é dos poucos a surgir de forma independente, ao passo que a consola central, onde praticamente só existe o comando da caixa automática (única solução de transmissão existente), é igualmente clean.
Na base da oferta de motores, e única opção disponível quando chegar ao mercado nacional já em outubro, a unidade 2.0 TDI de 204 cv (40 TDI) tem na enorme suavidade de utilização um dos principais trunfos, com ruído que mal se sente no habitáculo. O que contribuiu para experiência de condução alicerçada em requinte dinâmico, combinando fluidez com serenidade. Direção muito precisa e chassis equilibrado no domínio das massas fecham a ideia global de competência.
No complemento da experiência de condução poderá estar o exímio desempenho das tecnologias de segurança e auxílio, com o cruise control adaptativo a ajustar na perfeição a velocidade aos limites que vão surgindo na estrada e a direção ativa a corresponder na leitura das faixas rodagem.