Com família alargada, capaz de colmatar as necessidades de todo o tipo de utilizadores, a Hilux ganha em 2018 novo topo de gama, versão Premium Edition que faz jus ao High Luxury cujo acrónimo define, desde 1968, uma das pick-up mais vendidas em todo o Mundo. À reconhecida competência nas mais árduas condições, junta-se elevado nível de equipamento capaz de ombrear com os mais bem equipados SUV. E com a vantagem de ir muito mais além quando o asfalto termina!
Por fora, a cabina dupla (a única disponível para esta versão, com três ou cinco lugares) ganhou novo desenho do para-choques e dos faróis (em LED e com luz diurna), além da grelha, em preto com moldura cromada, e degraus laterais, destacando-se ainda as jantes em liga leve de 18 polegadas.
Requinte que cresce no interior, com sistema de chave Smart Entry&Start, bancos em pele (aquecimento nos da frente) de regulação elétrica e memória no caso do condutor, volante ajustável em altura e profundidade e elegante habitáculo onde o negro é contrabalançado pelas inserções cromadas. Ambiente onde sobressai o generoso ecrã TFT de 7 polegadas do sistema de multimédia Toyota Touch 2 – utilizado também pela câmara auxiliar traseira –, ar condicionado automático além de equipamentos como o aviso de saída da faixa de rodagem, sistema de pré-colisão com deteção de peões, reconhecimento de sinais de trânsito, sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos) e sistema de retenção complementar para segurança acrescida.
Como em qualquer puro off-road que se preze, encontramos diversas tecnologias pensadas para utilização mais intensa como o controlo de assistência em descida DAC que se junta ao apoio em subida HAC, que mantém a travagem ativa durante mais cinco segundos depois de largar o pedal para facilitar o arranque, o controlo de tração ativo A-TCR ou controlo de estabilidade para reboques TSC. Tudo em prol de eficácia e segurança que testamos nos mais rápidos caminhos alentejanos como em trilhos esburacados, sempre com elevado nível de conforto que se prolongou nas asfaltadas estradas nacionais.
Recorrendo ao motor 2.4D-4D de 150 cv e 400 Nm introduzido em 2016 com a chegada da 8.ª geração, a Hilux revelou elevadas capacidades para utilização em fora-de-estrada,
Mas a Salvador Caetano não ficou por aqui e criou mais três versões especiais em gama completa que conta com mais de duas dezenas de propostas, para trabalho ou lazer. A Challenge, por exemplo, é reconhecível pelo branco Antártida da carroçaria e para-choques, em contraste com o rol-bar, alargadores e degraus laterais em preto, proteção dianteira, sensores de estacionamento e faróis de nevoeiro, ao que a Invincible 50 (em 4x2 ou 4x4 e disponível em todas as cores) junta a tampa superior da caixa de carga e elementos identificativos da versão. Mais exclusiva e com toque aventureiro, a Overland possui ainda hard-top em negro, tenda James Baroud no tejadilho, arca frigorífica, gancho de reboque, caixa de ferramentas e ainda pneus BF Goodrich AT.
Os preços começam nos 48.822 € (e para a variante de três lugares nos 43.322 €).