Mercedes-Benz Classe V

Classe S... XXL

Apresentação

Por Vítor Mendes da Silva 20-04-2019 09:00

A Mercedes anunciou que o Classe V terá, em breve, uma versão 100% elétrica, absolutamente pioneira neste segmento, e antecipada por concept EQV com apresentação no Salão de Genebra, já em março. Vimo-lo em primeiríssima mão, em Estugarda, muito perto do quartel-general da marca da estrela, por ocasião da apresentação oficial deste renovado Classe V, com lançamento comercial no nosso país agendado para meados de maio.

Sobre a promissora versão EQ do MPV, equipada com massivo pacote de baterias de iões de lítio, com 100 kWh, instalado no piso do veículo, a permitir autonomia para cerca de 400 quilómetros elétricos, segredo absoluto. Pelo menos até à abertura de portas do certame helvético. Decisão que se compreende, desde logo para não retirar protagonismo às mais convencionais versões do renovado Classe V, modelo com peso comercial que bateu o seu recorde de vendas no último ano, com 64.000 exemplares matriculados. Desde o seu lançamento, em 2014, foram vendidas mais de 209 mil unidades.

Entre as novidades, alterações estéticas pontuais, nomeadamente nova grelha, para-choques redesenhado e entradas de ar revistas. Observando, de lado, o MPV, apenas o desenho das jantes é novo, mas à retaguarda há estreante spoiler no topo do portão da bagageira. No habitáculo, realça-se a mudança de alguns revestimentos para incrementar a sofiscação e até o luxo, misturados com muito equipamento e conforto, com a possibilidade de contar com bancos posteriores reclináveis e com funções de massagem, entre outros mimos.

A configuração dos bancos traseiros permite capacidade até oito pessoas, com os dois bancos dianteiros e com duas filas de três assentos individuais na retaguarda. Os bancos são removíveis e podem reorientar-se em calhas existentes no piso. Em opção, dispõem de sistema de aquecimento. Por exemplo, se optar por configuração com apenas quatro assentos no compartimento traseiro, pode ser instalada uma mesa dobrável, bem no centro do habitáculo. Existe, igualmente, luz ambiente (disponível com três tons) sobre os frisos que percorrem todo o monovolume.

Na bagageira existe dupla abertura, apenas o vidro traseiro ou o portão inteiro (abre e fecha eletricamente) e, ainda, pode configurar a bagageira com diferentes espaços de carga.

A marca da estrela equipa o novo Classe V com a mais recente tecnologia de infoentretenimento, introduzindo o touchpad multifunções na consola central e monitor de 17,8 centímetros na diagonal, equipamento que pode ser controlado também através de comandos de voz. Em opção, sistema de som Burmester com 16 altifalantes e subwoofer. Para facilitar a comunicação dentro do veículo, este integra microfone na dianteira e colunas na retaguarda. Assim como as mais recentes inovações (muitas delas derivadas do Classe S) em termos de segurança, com especial destaque para a câmara de 360º, facilitando todas as manobras, o High Beam Assist Plus, solução que evita o encandeamento dos outros condutores, e o novo Active Break Assist com travagem autónoma.

Sob o capot, novidade importante: adoção de novo turbodiesel de quatro cilindros que equipa a versão V300 d, a debitar 240 cv e 500 Nm (+30 Nm em overboost), anunciando aceleração de 0 aos 100 km/h em 7,9 segundos e 220 km/h de velocidade máxima.

Também em estreia neste modelo, a transmissão automática 9G-Tronic com nove velocidades, com dois programas de condução: Confort e Sport.

Os preços do novo Classe V estarão apenas disponíveis nas próximas semanas e, segundo a Mercedes, sem alterações significativas aos valores da geração que sairá de cena, esperando- -se que a presença de um motor Diesel mais eficiente possa compensar fiscalmente o encarecimento pelo upgrade de equipamento e tecnologia.

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

MERCEDES V

300 d

Motor
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1951 cc
Alimentação Inj. direta CR, TGV, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 240 cv/4200 rpm
Binário 500 Nm/1600-2400 rpm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 9 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos/tambores
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/11,8 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,895/1,928/1,880 m
Distância entre eixos 3,2m
Mala -
Depósito de combustível 77 litros
Pneus F 7jx17-225/55 R17
Pneus T 7jx17-225/55 R17
Peso 2120 kg
Relação peso/potência 8,8 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 220 km/h
Acel. 0-100 km/h 7,9 s
Consumo médio 6,3 l/100 km
Emissões de CO2 165 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica -
Pintura/Corrosão -
Intervalos entre revisões -
Imposto de circulação (IUC) -

Conte-nos a sua opinião 0

Apresentação