O DS 9, nova berlina de 4 portas no topo da gama da marca francesa, está já à venda com preços a partir dos 59.100 €. Está disponível apenas com motorização híbrida Plug-In (PHEV) de potência máxima combinada de 225 cv e capaz de assegurar mais do que os agora normativos 50 km de autonomia em modo elétrico. As primeiras unidades serão entregues a clientes em setembro.

 de potência máxima combinada de 225 cv e capaz de assegurar mais do que os agora normativos 50 km de autonomia em modo elétrico. As primeiras unidades serão entregues a clientes em setembro. Com 4,9 metros de comprimento, o DS 9 nasce sobre a plataforma EMP2 (partilhada, por exemplo, com o Peugeot 508), embora de distância entre eixos alongada até aos 2,895 m de forma a assegurar interior espaçoso (ao nível do segmento do Luxo) e bagageira de 510 litros. Mas mesmo com estas dimensões e credenciais, a DS coloca como principais alvos modelos como BMW Série 3, Mercedes Classe C ou Volvo S60. A solução híbrida Plug-In, com a assinatura E-Tense, tem por base a mecânica 1.6 turbo a gasolina de 180 cv e unidade elétrica de 110 cv, o que resulta num máximo combinado de 225 cv e 360 Nm entregues às rodas do eixo dianteiro. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 11,9 kWh de capacidade, suficiente para assegurar (anunciados) 56 km de autonomia em modo puramente elétrico, permitindo ao DS 9 encaixar na atual legislação nacional para usufruto de benefícios fiscais – para empresas, o importador nacional assegura encaixe no escalão de até 50.000 €, mais IVA. O carregador de bordo aguenta um máximo de 7,4 kW, situação em que a bateria ficará totalmente carregada em 1h30m – 6h30m se ligada a tomada doméstica. Performances anunciadas: aceleração 0-100 km/h em 8,7 s, 240 km/h de velocidade máxima e consumo médio homologado de 1,5 l/100 km para os primeiros 100 km realizados com bateria carregada (33 g/km de CO2). Neste primeiro contacto ao volante do DS 9, facilmente se comprovou o refinamento do habitáculo que contribui para uma distinta experiência sensorial, combinando elementos de requinte (caso do relógio analógico retrátil com assinatura BRM) com sofisticação, a cargo dos diversos elementos ligados à digitalização e serviços de apoio ao cliente. Os acabamentos em pele são cuidados, com pormenores de alta costura e as atenções para com condutor e restantes passageiros a incluírem pormenores como aquecimento, ventilação e massagens nos bancos com ajustes elétricos, ou ainda apurado sistema de som Focal com 14 colunas. A serenidade rolante é conseguida à custa da excelente insonorização (vidros com 3,96 mm de espessura) e o amortecimento refinado pela suspensão Active Scan, cuja câmara demora apenas 150 ms a enviar informação à suspensão sobre o estado do piso, antecipando as reações face às imperfeições da estada. Nas ajudas tecnológicas à condução conte-se com alerta de fadiga do condutor, bem como cruise control adaptativo combinado com reconhecimento de faixas e correção ativa no volante face a desvios de trajetória. Para clientes ainda mais exigentes, a gama DS 9 será alargada no próximo ano com versão ainda mais potente, de 360 cv e tração integral (utilizando dois motores elétricos, um por eixo), com específicos ajustes técnicos ao nível da suspensão, alargamento de vias e sistema de travagem. Gama em Portugal no lançamento: DS 9 E-Tense PHEV 225 cv Performance Line + - 59.100 € DS 9 E-Tense PHEV 225 cv Rivoli+ - 61.000 €)
Com 4,9 metros de comprimento, o DS 9 nasce sobre a plataforma EMP2 (partilhada, por exemplo, com o Peugeot 508), embora de distância entre eixos alongada até aos 2,895 m de forma a assegurar interior espaçoso (ao nível do segmento do Luxo) e bagageira de 510 litros. Mas mesmo com estas dimensões e credenciais, a DS coloca como principais alvos modelos como BMW Série 3, Mercedes Classe C ou Volvo S60.
A solução híbrida Plug-In, com a assinatura E-Tense, tem por base a mecânica 1.6 turbo a gasolina de 180 cv e unidade elétrica de 110 cv, o que resulta num máximo combinado de 225 cv e 360 Nm entregues às rodas do eixo dianteiro. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 11,9 kWh de capacidade, suficiente para assegurar (anunciados) 56 km de autonomia em modo puramente elétrico, permitindo ao DS 9 encaixar na atual legislação nacional para usufruto de benefícios fiscais – para empresas, o importador nacional assegura encaixe no escalão de até 50.000 €, mais IVA. O carregador de bordo aguenta um máximo de 7,4 kW, situação em que a bateria ficará totalmente carregada em 1h30m – 6h30m se ligada a tomada doméstica. Performances anunciadas: aceleração 0-100 km/h em 8,7 s, 240 km/h de velocidade máxima e consumo médio homologado de 1,5 l/100 km para os primeiros 100 km realizados com bateria carregada (33 g/km de CO2).

Neste primeiro contacto ao volante do DS 9, facilmente se comprovou o refinamento do habitáculo que contribui para uma distinta experiência sensorial, combinando elementos de requinte (caso do relógio analógico retrátil com assinatura BRM) com sofisticação, a cargo dos diversos elementos ligados à digitalização e serviços de apoio ao cliente. Os acabamentos em pele são cuidados, com pormenores de alta costura e as atenções para com condutor e restantes passageiros a incluírem pormenores como aquecimento, ventilação e massagens nos bancos com ajustes elétricos, ou ainda apurado sistema de som Focal com 14 colunas. A serenidade rolante é conseguida à custa da excelente insonorização (vidros com 3,96 mm de espessura) e o amortecimento refinado pela suspensão Active Scan, cuja câmara demora apenas 150 ms a enviar informação à suspensão sobre o estado do piso, antecipando as reações face às imperfeições da estada. Nas ajudas tecnológicas à condução conte-se com alerta de fadiga do condutor, bem como cruise control adaptativo combinado com reconhecimento de faixas e correção ativa no volante face a desvios de trajetória.

Para clientes ainda mais exigentes, a gama DS 9 será alargada no próximo ano com versão ainda mais potente, de 360 cv e tração integral (utilizando dois motores elétricos, um por eixo), com específicos ajustes técnicos ao nível da suspensão, alargamento de vias e sistema de travagem.
Gama em Portugal no lançamento:
DS 9 E-Tense PHEV 225 cv Performance Line + - 59.100 €
DS 9 E-Tense PHEV 225 cv Rivoli+ - 61.000 €