DS 4

En Garde!

Apresentação

Por Vítor Mendes da Silva 11-12-2021 07:00

Geração nova do DS 4 projeta a marca francesa no mercado premium, ‘contra’ alemães. Este automóvel desenvolve as qualidades do modelo  que substitui, no comportamento, no equipamento ou na imagem.  Soma-lhe a eletrificação e preços a partir de 30.000 €. Touché!

Sucessor do compacto produzido entre 2011 a 2018, ainda como Citroën, o novo DS 4, tal como Audi A3 Sportback, BMW Série 1 e Mercedes Classe A, foi criado para ter posicionamento à parte entre compactos do segmento C, com vincada componente estética e apelo à diferenciação. Entre os trunfos, estilo, qualidade de construção, dotação tecnológica, grupo motriz e dinâmica em alta. O modelo assenta em variante otimizada da plataforma EMP2 que conhecemos de diversos produtos das parceiras Peugeot e Opel, com a particularidade de 70% dos componentes serem novos, e está disponível em três versões, com a Performance Line e a Cross posicionadas de forma diferenciada.

A primeira direciona-se aos fãs dos compactos mais desportivos, a segunda persegue a satisfação das expectativas dos adeptos dos SUV, distinguindo-se pela imagem da carroçaria, com para-choques com proteção específica e pintura em preto mate, jantes específicas, barras de tejadilho e oferecendo como opções exclusivas o sistema Advanced Traction Control para melhor motricidade, incluindo os modos de funcionamento ‘Areia’, ‘Neve’ e ‘Lama’, a que se acrescenta assistente em descidas íngremes. contudo, no que respeita à altura ao solo, carros iguais...

De cariz mais dinâmico, o DS 4 Performance Line com acabamentos exteriores exclusivos (Pack Black inclui as DS wings, barra entre as luzes traseiras, grelha especial), além das jantes específicas em preto e até 20’’, que não beliscam o conforto de rolamento e potenciam as qualidades de chassis que controla os movimentos em curva e tem direção com feeling e precisão mais que razoáveis. Mais pontos positivos: o amortecimento eficaz sobre pisos deteriorados e ausência de ruídos aerodinâmicos e de rolamento.

No compacto novo, motores a gasolina (com 130 cv, 180 ou 225 cv) ou gasóleo (BlueHDi com 130 cv) e híbrido E-Tense, com a mecânica de 180 cv apoiada por máquina elétrica com 110 cv – alimenta-a bateria de iões de lítio com 12,4 kWh, capacidade para mais de 50 km com a motorização térmica parada. De série, independentemente da mecânica, caixa automática de 8 velocidades e tração dianteira.

Carroçaria também é desportiva

Com uma largura de referência de 1,83 metros, para um comprimento compacto de 4,40 metros e uma altura de 1,47 metros, o DS 4 tem presença marcante na estrada.

Na traseira, o óculo muito inclinado continua a linha do tejadilho, que cai a pique em direção à bagageira para conseguir o desejado efeito de coupé, em que sobressai a assinatura luminosa de nova geração, com efeito escamado progressivo, gravado a laser. O volume da mala atinge os 430 litros, com acesso mãos-livres e abertura e fecho com comando elétrico. No habitáculo, com espaço desafogado para cinco adultos, a marca arriscou na decoração do tablier e outras soluções de estilo ousadas para os botões, painel de instrumentos e diversos componentes, mas garantiu a qualidade de construção e dotação tecnológica elevadas para a categoria. No cockpit, sistema multimédia DS Iris com monitor de 10 polegadas no centro do painel de bordo – permite uma seleção tátil das funções, incluindo através do DS Smart Touch instalado na consola central, e controlo vocal. A abundância de assistências eletrónicas modernas garante-lhe condução autónoma de Nível 2.

Complementarmente, entre os extras, suspensão ativa, sistema de visão noturna (equipado com câmara de infravermelhos colocada na grelha, que deteta peões e animais até 200 metros de distância) e Head-Up Display com realidade aumentada sendo que, fruto de um efeito ótico, os dados são exibidos de modo a acompanhar o olhar do condutor numa diagonal de 21 polegadas.

A posição de condução é baixa e beneficia da correta ergonomia dos bancos (de série em pele, e com regulações elétricas opcionais, caracterizando a sofisticação do ambiente a bordo) e do volante com boa pega.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Apresentação