A Cupra tem forte presença nas atuais competições elétricas de automóveis – Fórmula E, E-TCR e Extreme E ('off-road') –, neste último caso através da equipa ABT Cupra XE com o Tavascan XE (dupla de pilotos Nasser Al-Attiyah e Klara Andersson).

A participação na última 'Race of Champions' (Corrida dos Campeões), disputada no norte da Suécia, colocou novamente a marca no palco mediático, face ao envolvimento direto na prova com dois Urban Rebel Racing Concept.
Na ocasião, Werner Tietz, Vice-Presidente Executivo de Investigação e Desenvolvimento (R&D) do grupo Seat (que integra a Cupra), em conversa com AUTO FOCO, corroborou essa grande aposta no desporto automóvel e a forma como isso tem dado uma expressiva notoriedade à marca.
«A lógica do investimento é óbvia: a investigação e o desenvolvimento da eletrificação admitida no desporto motorizado permite-nos fazer a transição desse vanguardismo tecnológico para os nossos automóveis do dia-a-dia (...) e, por outro lado, o retorno mediático justifica-o, tendo em conta os custos».
«Não comento números, mas o retorno é elevado, cerca de quatro a cinco vezes acima das expetativas geradas pelo marketing. Criámos dois protótipos Urban Rebel Racing Concept – e eles aí estão nesta prova –, que apontam as linhas de um citadino a desvendar em 2024 (...), assim como os traços dos futuros Cupra. E isso tem-nos dado enorme notoriedade».

Poderá a Cupra substituir a Seat? Werner Tietz não se escusa à questão do momento e adianta que «a Cupra não eliminará a Seat, antes pelo contrário, é o futuro (...), mesmo que esta até possa ter outro posicionamento». E garante: «não substituirá a Seat, não existirá uma troca – nem sequer se abandonará o nome –, embora a Seat possa ficar ligada a outros conceitos de mobilidade», diz.
«A Cupra é o futuro da Seat (...) e procurar-se-á dessa forma atingir a sustentabilidade e a rentabilidade do grupo, gerando outros ganhos com a presença noutros mercados». E conclui: «o investimento nas várias modalidades do desporto automóvel é uma questão estratégica, inclusive em termos de projetos de engenharia e no desenvolvimento de baterias».

O grupo VW e a Seat S.A, aliás, irão avançar com a construção da primeira 'gigafactory' de baterias em Espanha (Sagunto, próximo de Valencia) no decurso do primeiro trimestre de 2023 (capacidade total de 40 GWh/ano), num investimento que atingirá cerca de 10 mil milhões €, tendo sido firmado um acordo com a Iberdrola para a criação de uma central fotovoltaica que fornecerá energia verde à referida 'gigafactory'.
O anúncio foi feito por Herbert Diess, CEO do grupo Volkswagen, que visitou as instalações do Parc Sagunt II (200 hectares) com Pedro Sanchez, primeiro-ministro de Espanha, e Wayne Griffiths, Presidente da Seat S.A e da Cupra, num ecossistema que permitirá a produção dos novos automóveis 100% elétricos do grupo VW em Martorell e Pamplona (Cupra incluída).
Novidades até 2025
Entretanto, a Cupra já apresentou o novo SUV Terramar aos colaboradores da fábrica da Audi em Györ, na Hungria, sendo nessa unidade que ocorrerá a produção do futuro modelo. Com cerca de 4,5 metros de comprimento adotará vários elementos de design marcantes do ADN da Cupra, sobressaindo o longo 'capot' e o formato 'shark-nose' à frente. O lançamento está previsto para 2024, numa gama que incluirá variantes 'Mild-hybrid' e 'Hybrid plug-in', neste último caso com uma autonomia anunciada até 100 km no modo puramente elétrico.
Até 2025, está ainda prevista a revelação de mais dois modelos, que cumprirão a denominada estratégia de eletrificação, nada menos do que os novos Urban Rebel e Tavascan.
Note-se que, em 2022, as vendas da Cupra atingiram 152.900 unidades no total, tendo sido atingido um máximo histórico com um crescimento de 92,7% face ao ano anterior (79.300 unidades). O Formentor foi o modelo mais vendido com 97.600 unidades (63,8% do total), logo seguido pelo Born (100% elétrico), que terminou o ano com 31.400 matrículas.
«A Cupra continua a superar as expetativas e consolidou a sua posição como a marca de automóveis que mais cresce na Europa», diz Wayne Griffiths, Presidente da Seat S.A. e da Cupra.

'Corrida dos Campeões' em foco
A Cupra associou-se à 'Race of Champions' de 2023 (finais de janeiro), tendo participado diretamente no evento com dois Urban Rebel Racing Concept (100% elétricos).
A competição foi disputada por eliminatórias e reuniu alguns dos melhores pilotos do mundo de várias modalidades, desde Fórmula 1, WRC, Nascar ou IndyCar, numa série de corridas frente-a-frente.
Contou com a presença dos campeões mundiais de Fórmula 1, Mika Hakkinen e Sebastian Vettel, além do campeão da W Series, Jamie Chadwick, assim como Johan Kristoffersson, Petter Solberg e Travis Pastrana (campeões do World Rally e Rallycross). Outros nomes sonantes: Valteri Bottas, David Coulthard, Oliver Solberg, Felix Rosenqvist e o estreante Felipe Drugovich (brasileiro, campeão mundial de F2 em 2022, atual piloto de reserva da Aston Martin na F1), além de Adrien Tambay (campeão mundial do E-TCR pela Cupra) e Thierry Neuville (WRC) e, por último, o consagrado Sébastien Loeb (9 vezes vencedor do WRC).

O palco escolhido foi Pite Havsbad, a 96,5 quilómetros do círculo polar Ártico, no norte da Suécia, cenário incrível para pôr à prova as capacidades do Urban Rebel Racing – até 435 cv de potência e 3,2 segundos dos 0-100 km/h –, numa pista construída sobre uma praia congelada do mar Báltico.

Mattias Ekström, piloto sueco da Cupra no Mundial do E-TCR e da Audi no Dakar (campeão DTM, E-TCR e World Rallycross), foi o grande vencedor, numa finalíssima contra o alemão Mick Schumacher (campeão de F2 e piloto de F1, filho de Michael Schumacher), tendo alcançado a proeza de igualar o número de vitórias (quatro) de Sébastien Loeb (WRC) e de Didier Auriol ao longo da história da competição (iniciada em 1988).
Na prova final, Mattias Ekström (44 anos) foi surpreendido por um pequeno incêndio no 'cockpit', junto à transmissão, mas nem isso o deteve, tendo sacudido o fogo com as próprias luvas e acelerando 'a fundo' até à vitória.

Todos os pilotos guiaram 'à vez' automóveis tão diferentes como os Cupra Urban Rebel Concept e os Zeroid X1 (desenvolvidos pela espanhola QEV), além dos RX2e do Mundial de Rallycross (SuperCar Lites) e os Polaris RZR.