Faltava à Toyota preencher vazio na sua gama de SUV entre o original e dinâmico C-HR e o maior (e bem mais caro) RAV4. Basicamente, faltava à Toyota entrar no segmento de mercado que mais tem crescido nos últimos anos na Europa, o dos SUV do segmento C, e nada melhor que o fazer alicerçada num nome com história, Corolla, a que lhe foi somado o sufixo Cross.
Este inédito Corolla Cross, que fomos conhecer nos arredores de Barcelona, nasce sobre a plataforma TNGA que dá vida ao C-HR e (pasme-se!), partilha com este a distância entre eixos. Mas as formas e o design deste novo SUV de 4,460 m de comprimento estão bem mais em linha com as do RAV4, o que orienta o Corolla Cross para os gostos de clientes mais conservadores e necessitados do espaço e da funcionalidade que o C-HR não tem.

Depois, além da força de um nome com história, ao Corolla Cross não poderia faltar a alma híbrida. E logo com honras de estreia (na Europa) da 5.ª geração do sistema de eletrificação auto recarregável, com bateria de iões de lítio 14% mais leve face à de níquel e hidreto metálico utilizada no C-HR 2.0. Há ainda a considerar o incremento na eficiência energética de todo o conjunto com redução de 6% das perdas elétricas e térmicas.
O interior está focado no sentido prático e na simplicidade de utilização quotidiana, com acesso facilitado a todos os lugares e muito espaço livre (em centímetros e sensação) em todas as direções. Só a bagageira, de 428 litros, fica um pouco abaixo do que a concorrência oferece, embora havendo a considerar que o Corolla Cross inclui pneu sobressalente temporário sob o piso. Demos por falta de uma pega para melhor manusear a chapeleira.

O Corolla Cross estreia quadrante de instrumentação totalmente digital de 12,3’’ de múltiplos cenários informativos (personalizáveis), em que a mudança de vistas pode apenas ser realizada com o SUV imobilizado. Outra das novidades prende-se com a presença de airbag central dianteiro, evitando o choque de cabeças dos ocupantes dos lugares da frente em caso de colisão lateral. As ajudas eletrónicas são vastas e preciosas, caso do cruise control adaptativo com correção de saída de faixa, sistemas de pré-colisão dianteiro e traseiro mediante deteção de movimento à retaguarda, mas em que apenas a versão mais equipada (Luxury) junta os sensores de parqueamento à câmara traseira proposta de série.
Bem saliente no topo da consola central fica o monitor tátil de 10,5’’ do igualmente novo sistema multimédia Toyota Smart Connect, cujas velocidade de processamento e de reação, bem como a qualidade gráfica, são bem superiores às dos sistemas até agora usados na restante gama Corolla. Mais sofisticado, o software funciona com navegação na cloud, permite atualizações OTA (Over The Air) e integração sem fios para smartphones. Ergonomicamente, se os diversos botões no volante não serão a forma mais intuitiva de controlar e navegar entre os diversos menus e configurações do computador de bordo, é de louvar a individualização dos comandos da climatização. O que falta ao interior do Corolla Cross? Um pouco da chama emotiva e conjugação de materiais e formas que têm vindo a encantar entre a concorrência europeia e alguns modelos coreanos.

Com este por agora único conjunto mecânico baseado num bloco 2.0 a gasolina, o Corolla Cross rola com a graciosidade e serenidade permitida pela tecnologia híbrida auto recarregável, sendo notória a redução do ruído por parte dos dois motores (elétrico e térmico), em particular numa utilização citadina e vias periféricas. Outra das evoluções bem evidentes nesta 5.ª geração híbrida da Toyota é uma resposta ao acelerador agora mais fidedigna e menos filtrada, independentemente do modo de condução selecionado, o que permite melhor controlar a intensidade das acelerações. Precisando-se, os 197 cv fazem-se sentir na plenitude (aceleração 0-100 km/h em 7,6 s), incluindo na manutenção de ritmos mais elevados em autoestrada – aqui acompanhadas por mais ruído mecânico.
O Corolla Cross, mesmo com 160 mm de altura ao solo, tem dinâmica mais consistente e comportamento menos bamboleante em curva face ao maior RAV4, sabendo manter elevados níveis de conforto, com a suspensão a exibir solidez e robustez, associada a contido ruído de rolamento.
Aproveitando o legado Corolla (o modelo mais vendido do Mundo), a Toyota lança o SUV com as dimensões certas e preço ajustado ao segmento que mais tem crescido na Europa. Espaçoso, prático, funcional e fácil de conduzir, o Corolla Cross soma ainda os baixos consumos reais (a rondar os 5 l/100 km) do módulo híbrido, capaz de ombrear com os custos de utilização da (cada vez mais parca) concorrência Diesel.