Na quarta geração do X-Trail, a Nissan optou por manter-se fiel, por um lado, às leis do mercado que glorificam os SUV (com formas mais redondas e maior vocação citadina) e esquecem os jipes (com mais aptidões TT) e, por outro, ao sucesso do fenómeno Qashqai que se tornou o mais vendido Nissan de sempre na Europa e cujos traços vemos agora plasmados no primo que pode transportar até sete ocupantes.

O X-Trail IV surge com base na mesma plataforma do novo Qashqai (arquitetura técnica CMF-CD, desenvolvida com a parceira Renault e preparada para as fórmulas de eletrificação), mas com distância entre eixos esticada, altura ao solo desafogada, confirmando a vocação mista dentro e fora de estrada e carroçaria mais comprida (25 cm) e mais alta (4 cm), o mesmo acontecendo com a posição em que os ocupantes viajam sentados.

Outro trunfo a ter em conta é o da funcionalidade do interior, cujos bancos traseiros podem deslizar (em partes assimétricas) ao longo de umas calhas no piso com 26 cm para incrementar o espaço para pernas ou para bagagens, consoante a necessidade do momento. As costas podem ainda ser fixas em posição mais vertical ou mais deitada e o rebatimento das mesmas é feito em 40/60, além de contar com uma escotilha central tão generosa que esquis, por exemplo, podem ser facilmente transportados sem a necessidade de deixar cair qualquer secção da segunda fila dos bancos. Esta também pode deslizar longitudinalmente para maximizar o espaço da mala e permitir um fácil acesso à terceira linha de assentos na configuração de sete lugares.

Os assentos são individuais neste terceiro anel e estão projetados para acomodar passageiros até 160 cm de altura, arrumando-se sem esforço no piso da mala quando não são necessários. Assim, 585 litros de capacidade de carga, um aumento de 20 litros face à geração que substitui.
A Nissan promoveu ainda melhorias no acesso da área de bagagem que facilitam as operações de carga e descarga e também o armazenamento de pequenos itens convenientes. Além disso, a modularidade das duas placas de bagagem oferece 16 disposições diferentes, para uma utilização ideal do espaço.

O portão traseiro com comando elétrico é outra vantagem quando as mãos estão ocupadas com compras. E, nas versões de cinco lugares, o sistema flexível de placa de bagagem foi melhorado, com placas remodeladas, bem como um tapete resistente de um lado e em plástico na outra face para facilitar a limpeza com água.
Os passageiros da segunda fila têm à disposição controlos dedicados para o sistema de aquecimento/ar condicionado, tomada USB tipo A e um ponto de carregamento USB tipo C e persianas-solares integradas nas portas.

Elétrico com ‘gerador’
Depois do Qashqai, o X-Trail será o segundo modelo da gama europeia da Nissan a ser equipado com a motorização e-Power com motor térmico muito eficiente (1.5 Turbo) a encarregar-se do recarregamento contínuo da bateria de iões de lítio com 1,5 kWh de capacidade. E é este acumulador que alimenta o motor elétrico (204 cv) que aciona as rodas dianteiras. Significa que a potência provém apenas do motor elétrico, o que resulta numa resposta instantânea e linear ao acelerador, sem os atrasos caraterísticos dos motores de combustão interna ou dos híbridos tradicionais. Além de que o sistema liberta o condutor da ansiedade associada à autonomia limitada dos BEV, por dispensar os recarregamentos em tomadas domésticas e públicas.
Nesta configuração, preços desde os 49.000 €. Por mais 2250 € é possível contar com um segundo motor elétrico no eixo traseiro, que eleva a potência combinada para 213 cv. As versões e-4orce (quatro rodas motrizes) são as únicas configuráveis com sete lugares. Mas todos os e-Power dispõem do sistema e-Pedal, que já conhecemos do Leaf: ativa-se apenas acima de 10 km/h e permite dispensar o travão, devido à força de desaceleração gerada sempre que aliviamos a pressão no acelerador. A ideia é tirar os movimentos repetitivos da condução no pára-arranca em cidade, onde a Nissan estima que o X-Trail passará 70% do tempo. O sistema deve primeiro ser ativado pelo interruptor da consola central e, uma vez ligado, também aciona as luzes de travão sempre que é chamado à ação.

Paralelamente, numa segunda fase do lançamento, o X-Trail estará disponível com motorização 1.5 turbo a gasolina de 163 cv e 300 Nm de binário, apenas com tração dianteira e associada à caixa automática CVT da família Xtronic, mecânica associada a arquitetura mild-hybrid de 12V.