O grande e luxuoso SUV elétrico da Audi data de 2019, então lançado com o nome e-tron. Mas mediante a extensão da nomenclatura a todo o universo eletrificado da marca, emergia aproveitar a atualização para associar a etiqueta Q8, que o coloca diretamente no topo da gama. E ao agora apelidado Q8 e-tron cabem as honras da estreia do novo logo e imagem corporativa da Audi.

Já disponível em Portugal nas carroçarias Sportback e SUV, os Q8 e-tron estão agora eletricamente mais versáteis e competentes com a adoção de baterias de maior capacidade, passando a versão base (50) a dispor de acumulador de 95 kWh (89 úteis) com as restantes (55 e SQ8) a ganhar bateria de 114 kWh (106 úteis), soluções que permitem aumentar em 44% e 32%, respetivamente, as autonomias anunciadas – até 600 km no 55, 505 km no 50 e 513 km no potente SQ8. O aumento da densidade energética das células prismáticas e nova técnica de empilhamento permite acomodar as novas baterias no espaço das anteriores.

A acompanhar a atualização elétrica, além dos novos e mais eficientes motores assíncronos, destaque para a subida da potência dos carregadores de bordo para 150 kW (50) e de até 170 kW nos modelos de bateria maior, permitindo elevar a carga dos 20 aos 80 por cento em 26 minutos. Em corrente alternada, carregador a 11 kW, com o de 22 kW a surgir na lista de opcionais. A chegada de novas soluções aerodinâmicas com spoilers inferiores junto às rodas (evitando turbulências), controlo do débito de ar fresco através de cortina ativa frontal e nova cobertura no fundo da carroçaria contribuem para baixos coeficientes de arrasto, de 0.27 no SUV e 0.24 no Sportback.

A cimentar a retocada imagem exterior que vincula o Q8 e-tron a um visual mais desportivo, a Audi muito mexeu em tudo o que está intimamente ligado à condução. E foi ao volante da potente versão SQ8 (três motores elétricos – dois no eixo traseiro –, a permitirem pico de 503 cv e 973 Nm de binário) que melhor percebemos os resultados práticos do reforço da rigidez dos braços de suspensão do eixo dianteiro, da direção menos desmultiplicada, dos casquilhos mais firmes e das novas leis de amortecimento aplicadas à suspensão pneumática. Não se poderá aplicar o termo de ágil, mas o certo é que o volumoso e pesado SQ8 (mais de 2,7 toneladas) comporta-se com toda a dignidade necessária para fazer frente às potencialidades da potência: direcional e certeiro mesmo nos traçados mais exigentes a velocidades médias e um autêntico exemplo de estabilidade e conforto a velocidades mais altas e em autoestrada. De facto, depois das fortíssimas sensações em aceleração, apenas aplicando força (muita!) no pedal de travão, vêm ao cimo as limitações dinâmicas de um pesado SUV elétrico, mesmo tendo tido a Audi preocupações numa quase equitativa distribuição do peso pelos eixos e no rebaixar do centro de gravidade. Mas não existem milagres antifísica...

O peso e o desempenho dos motores elétricos do SQ8 também afetam os consumos, neste caso algo elevados, o que dificilmente permitirá alargar a autonomia real muito além dos 400 km. Já a versão 55, que também experimentámos, parece realmente mais equilibrada na relação entre performances e consumo, embora menos especial nas sensações e prazer ao volante.
Em todas as versões, o Q8 e-tron apresenta excelente capacidade regenerativa (pode ser preditiva face ao trânsito, traçado da estrada e limites de velocidade, chegando a desacelerações de 0,3 g), ótima integração das ajudas à condução, fácil leitura da instrumentação e vários programas de condução (auto, individual, efficiency, dynamic, allroad e offroad) que apuram a resposta de direção e acelerador, além da firmeza e a altura da suspensão pneumática.
Preços (junho 2023):
Audi Q8 Sportback e-tron 50 - 82.511 €
Audi Q8 Sportback e-tron 55 - 93.781 €
Audi Q8 e-tron 50 - 79.842 €
Audi Q8 e-tron 55 - 91.112 €