Peugeot 408 Hybrid 225

Há (nova) vida além dos SUV

Apresentação

Por Paulo Sérgio Cardoso 01-07-2023 07:00

A história e as modas têm destas coisas... Se os ideais de SUV vieram para ficar, não há parança na criação de interpretações sobre a matéria (daí a génese do termo crossover), com a Peugeot a recorrer agora ao formato fastback – de que quase já não ouvíamos falar desde os anos 90 – para dar vida a um inédito 408. Que não é bem uma berlina, nem é tão alto ou volumoso como um SUV!

Nascido no seio da gama 308 e tendo sido desenvolvido em simultâneo com a SW e o 5 portas, o 408 irrompe por novos horizontes visuais e práticos, elevando a fasquia e trazendo ar fresco ao tradicional segmento C. Também por isso se posiciona comercialmente com preços acima da carrinha 308 e abaixo do SUV 3008, com a Peugeot a deixar de fora soluções Diesel e a apostar (forte) nas motorizações híbridas Plug-In (de 180 e 225 cv) e no motor 1.2 Turbo de 130 cv, todos disponíveis só com caixa automática de 8 velocidades. Brevemente, a gama 408 será enriquecida com a variante 100% elétrica, já dada a conhecer como e-408.

Assente em variante de distância entre eixos esticada da plataforma EMP2 (2,79 m vs 2,675 m da berlina 308 e 2,73 m da 308 SW), a mais volumosa carroçaria do 408 diferencia-se pelo enorme portão traseiro, perfil quase ao estilo coupé, mas com vistas e pormenores típicos de SUV, caso das rodas de grandes dimensões – com jantes que podem chegar às 20’’ – e proteções/aplicações plásticas em torno das cavas das rodas e nos para-choques. Quase como um SUV, mas sem ser tão alto.

Face à gama 308, e fruto da superior altura ao solo (aqui de 188 mm), são inegáveis as superiores facilidades no acesso ao habitáculo. Some-se o espaço extra para arrumar as pernas no banco traseiro e toda uma superior sensação de desafogo e comodidade cimentada pelo posicionamento mais elevado dos assentos e também pela maior altura de toda a carroçaria. Os lugares posteriores estão ainda servidos por saídas de ventilação e tomadas USB.

A porta traseira abre alas a generosa área de carga, atingindo 536 litros na motorização 1.2 turbo e 471 litros nas PHEV, ou seja, com volumes superiores aos do SUV 3008. O portão pode receber abertura elétrica, abrindo-se automaticamente também à passagem de um pé sob o para-choques.

O interior surge como que decalcado do 308, com a mais recente interpretação da arquitetura i-Cockpit, assente na combinação do volante de pequenas dimensões com zonas digitalizadas de 10’’ para instrumentação e multimédia. Resultado de visual vanguardista, mas que continua a obrigar a uma posição de condução de compromisso para que se consiga consultar as informações por detrás do volante.

Na versão GT com que realizámos este contacto dinâmico, combinada com a motorização híbrida Plug-In de 225 cv de potência máxima combinada, o 408 propõe conjunto com (quase) tudo o que de melhor se pode obter neste segmento, de tecnologia (câmaras de estacionamento, navegação, iluminação ambiente) a apoios à condução (Night Vision, faróis Matrix LED, etc.), até aos equipamentos, bem-estar e eficiência energética.

O conjunto mecânico apoia-se no motor 1.6 turbo a gasolina combinado com unidade elétrica de 109 cv, a qual é alimentada por bateria de 12,4 kWh de capacidade total, para uma prometida autonomia elétrica na ordem dos 60 km. Não o podemos comprovar neste contacto, mas conseguimos percecionar o superior conforto do 408 face à gama 308, mesmo se equipado com as novas jantes de 20’’.

Mais alto em relação à estrada, a suspensão é igualmente mais branda e toda a experiência a bordo surge envolta em serenidade extra, também promovida pela atuação da unidade elétrica e facilidade de manobra reconhecida em qualquer veículo com esquema híbrido. Os vidros são mais espessos face ao 308 e, a partir do nível Allure Pack, as janelas laterais dianteiras são laminadas, sinais que reforçam alguns dos cuidados extra na conceção do 408, que se repercutem no resultado final.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

PEUGEOT 408

Hybrid 225

Motor térmico
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1598 cc
Alimentação Inj. direta, Turbo, Intercooler
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 180 cv/6000 rpm
Binário 250 Nm/1750 rpm
Motor elétrico
Tipo -
Potência 110 cv
Binário 320 Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade da bateria 12,4 kWh
Módulo Híbrido
Potência 225 cv
Binário 360 Nm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 8 velocidades
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem -
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,687/1,848/1,478 m
Distância entre eixos 2,787m
Mala 471 litros
Depósito de combustível 40 litros
Pneus F 205/55 R19
Pneus T 205/55 R19
Peso 1706 kg
Relação peso/potência 7,6 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 233 km/h
Acel. 0-100 km/h 7,9 s
Consumo médio 1,2 l/100 km
Emissões de CO2 26 g/km
Garantias/Manutenção
Mecânica -
Pintura/Corrosão -
Intervalos entre revisões -
Imposto de circulação (IUC) -

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