Fim de semana para esquecer para Miguel Oliveira (RNF Aprilia) no GP da Áustria.
No dia em que estreou uma moto com novo figurino, de inspiração Barbie - com várias secções cor-de-rosa, o piloto português viu-se obrigado a abandonar na 6.ª de 28 voltas, devido a problemas técnicos.
Na volta 6 Miguel Oliveira recolheu à boxe e, de acordo com a Sport TV, as temperaturas altas - cerca de 50 graus na pista - levaram à queda de um peso que calibra a jante na roda dianteira a um sobreaquecimento do pneu da frente. Com alarmes ativados, Miguel parou.
Ontem, o piloto português já tinha alertado para esse possível problema: «Seria difícil devido às altas temperaturas. Seria preciso controlar as pressões da roda dianteira para conseguir parar a mota. Gostaria de ter podido ficar com uma noção do que vamos enfrentar amanhã [domingo], mas não foi possível», lamentou Miguel Oliveira no sábado.
Depois da confusão da véspera, na corrida sprint, em que foi abalroado logo na primeira curva, o piloto português foi este domingo mais conservador e na largada caiu do 8.º para o 12.º lugar, posição em que circulou até ver-se obrigado a abandonar.
O italiano Francesco Bagnaia (Ducati), líder da classificação mundial, voltou a vencer - já tinha ganhado sábado a corrida sprint - tendo liderado do início ao fim. Brad Binder (KTM) e Marco Bezzecchi (Ducati) completaram o pódio.
A meio do campeonato, Bagnaia tem agora 62 pontos de vantagem sobre Jorge Martin, que acabou em 7.º.