Honda Jazz Advance Sport 1.5 i-MMD Híbrido CVT

Nota desportiva

TESTE

Por AUTO FOCO 01-09-2023 07:05

Fotos: Gonçalo Martins

Desde o lançamento da 1.ª geração do Jazz (fez 20 anos!), a Honda vendeu mais de oito milhões de unidades do utilitário em todo o mundo – mais de 20 mil só no nosso país –, pelo que se percebe facilmente a importância deste automóvel para o fabricante japonês, que tudo faz para o manter afinado contra a concorrência direta, em constante frenesim e renovação, seja com atualizações ligeiras da imagem e muito pontuais upgrades de conteúdos, ou através do lançamento de edições especiais.

Entre as novidades, a nova versão Advance Sport - disponível numa nova cor exclusiva, Urban Gray - incorpora um acabamento único ao nível design do para-choques dianteiro, uma grelha desportiva, bem como espelhos pretos brilhantes e jantes de liga leve únicas de 16".

No interior, a versão Advance Sport beneficia de melhorias específicas que reforçam a sensação desportiva premium do mais recente Honda Jazz e:HEV. Os bancos têm um acabamento único com estofos em camurça sintética preta e couro sintético cinzento, um novo volante de três raios, e apoio central de braço com um acabamento exclusivo com um pesponto amarelo contrastante.

Motorização híbrida otimizada

Um dos pontos altos desta atualização do Jazz é a otimização da mecânica híbrida autorrecarregável da família e:HEV. Mantendo o eficiente bloco 4 cilindros de 1.5 litros de capacidade, as melhorias introduzidas permitiram ganho de 9 cv na potência (para um agora total de 107 cv), com esta mecânica a trabalhar em parceria com motor elétrico de 122 cv, também este alvo de mexidas que fizeram a potência pular 14 cv. E são precisamente esses 122 cv que a Honda anuncia como potência máxima para o Jazz – para os modelos híbridos, a marca nipónica comunica sempre a potência do motor elétrico como o valor máximo do conjunto híbrido.

A acompanhar o upgrade mecânico híbrido está uma também atualizada gestão eletrónica para a transmissão do tipo CVT (variação contínua), agora com preocupações em transmitir superior serenidade de ação em condução quotidiana.

Nos trajetos urbanos, o sistema privilegia os modos EV Drive e Hybrid Drive; o modo Engine Drive está projetado para velocidades mais elevadas, ajudado por um pico de potência do motor elétrico para uma aceleração mais rápida. Combinando-os, consumo médio de 4 litros/100 km, sem se ‘arrastar’ em nenhum tipo de percurso.

Dinâmica afinada

Resumindo, o conforto, a robustez e o bom comportamento do motor a gasolina com hibridização (que podia ser menos audível não fosse o arrasto causado pelo funcionamento da caixa automática e-CVT de velocidade única) são trunfos do Jazz, que continua a ombrear sem desafinar com as melhores referências da categoria. Há margem para progredir na qualidade dos materiais que compõem o interior com muitos plásticos rijos e é ‘curta’ a dotação de série.

Mas o Jazz continua a surpreender pelo habitáculo extraordinariamente amplo para um automóvel com menos de quatro metros de comprimento – nos lugares traseiros, por exemplo, a distância para os encostos da frente chega aos 75 centímetros, equiparável a um modelo familiar dois segmentos mais acima. Depois, elogios também à capacidade da bagageira (304 litros), mas mais ao conjunto de possibilidades de aproveitamento do espaço face aos esquemas de rebatimento dos bancos traseiros, os quais rebatem totalmente (divisão 60:40, com o piso de carga a ficar totalmente plano, oferecendo bagageira com volumetria de 1205 litros) e os assentos também podem ser fixados na vertical aos encostos, de modo a transportar objetos de maior altura. O encosto do passageiro da frente também pode ser totalmente reclinado de forma a criar uma espécie de sofá-cama, sendo apenas necessário retirar o apoio de cabeça para o encaixar à base dos assentos traseiros.

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Ficha Técnica

Caracteristicas

HONDA JAZZ

Advance Sport 1.5 i-MMD Híbrido CVT

Motor térmico
Arquitetura 4 cilindros em linha
Capacidade 1498 cc
Alimentação Injeção direta
Distribuição 2 a.c.c./16v
Potência 98 cv/5500-6400 rpm
Binário 131 Nm/4500-5000 rpm
Motor elétrico
Tipo Síncrono permanente
Potência -
Binário -
Bateria Iões de lítio
Capacidade da bateria
Módulo Híbrido
Potência 109 cv
Binário 253 Nm
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 1 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo de torção
Travões F/T Discos ventilados/Discos
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/10,1 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 4,090/1,725/1,556 m
Distância entre eixos 2,52m
Mala 304 litros
Depósito de combustível 40 litros
Pneus F 185/60 R16
Pneus T 185/60 R16
Peso 1253 kg
Relação peso/potência 11,3 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 173 km/h
Acel. 0-100 km/h 4,8 s
Consumo médio 110 l/100 km
Emissões de CO2 -
Garantias/Manutenção
Mecânica -
Pintura/Corrosão -
Intervalos entre revisões -
Imposto de circulação (IUC) -

Medições

HONDA

Acelerações
0-50 km/h 3,3 s
0-100 / 130 km/h 9,5/16,5 s
0-400 / 0-1000 m 16,9/31,8 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 4,5 s
60-100 km/h (D) 5,6 s
80-120 km/h (D) 7,3 s
Travagem
100-0/50-0km/h 39/9,6 m
Consumos
Consumo médio 4,7 l/100km
Autonomia 851 km

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