Dacia Spring Extreme 65

Mais versátil

TESTE

Por AUTO FOCO 01-09-2023 07:00

Fotos: Gonçalo Martins

Com mais de 108.000 encomendas desde o seu lançamento em 2021, o Dacia Spring está mais alinhado do que nunca com o que o mercado procura. De conceção apoiada nos valores de mobilidade acessível da marca, o citadino de 4 lugares e 5 portas, com autonomia anunciada para 200 km, que é também o automóvel elétrico mais acessível do mercado europeu, ganhou uma nova linha Spring Extreme, associado a também novo motor elétrico com 65 cv, mais 20 cv do que a versão base.

Com carroçaria compacta de 3,7 metros de comprimento e um raio de viragem de apenas 4,8 metros, o modelo da marca romena está para a cidade como peixe na água, mas o aumento de músculo confere-lhe à vontade que não tinha, sobretudo para enfrentar os trajetos fora da urbe. A velocidade máxima está continua limitada a 125 km/h, mas a aceleração de 0 a 100 km faz-se agora em 13,7 segundos, registo que não sendo espetacular está muito acima dos 19,1 segundos que demora a versão de 45 cv nesta mesma medição.

A posição de condução está num plano elevado e a assistência da direção permite um tato levezinho, sem esforço, o que facilita a condução e as manobras na cidade, embora a precisão não melhore à medida que se aumenta de velocidade. Após selecionar o modo D no botão rotativo da consola, pressente-se que existe força suficiente para acelerações bem despachadas, o que acontece devido à entrega imediata do binário (125 Nm).

No habitáculo, qualidade de forros e materiais condizentes com o posicionamento low-cost, assim como à inexistência de ajuste do volante, à pequeníssima regulação em altura do banco do condutor e à localização, já em desuso, dos comandos elétricos dos vidros dianteiros no tablier.

A potência máxima do carregador de bordo é de 30 kW, pelo que num terminal rápido a operação demorará 56 minutos (0 a 80%). Optando-se pela operação em ficha doméstica de 2,3 kW, já são necessárias 13,5 horas e em wallbox de 7,4 kW cerca de 5h.

O interior é acanhado, embora esteja de acordo com as dimensões, tendo a mala a razoável capacidade de 270-290 litros, embora sem local especial ou bolsa dedicada para arrumar os cabos de carga, estes mal instalados por cima do pneu suplente, ao centro.

A autonomia real: 230 km, com recurso ao modo ECO.

O Spring Extreme 65 está disponível a partir de 22.050 €.

Ler Mais

Ficha Técnica

Caracteristicas

DACIA SPRING

Extreme 65

Motor
Tipo Elétrico, síncrono
Potência 65 cv
Binário 125 Nm
Bateria Iões de lítio
Capacidade útil 27,4 kWh
Tempo de carga (0-80%) 0h56 a 30 kW
Transmissão
Tração Dianteira
Caixa de velocidades Automática de 1 vel.
Chassis
Suspensão F Ind. McPherson
Suspensão T Eixo rígido
Travões F/T Discos ventilados/Tambores
Direção/Diâmetro de viragem Elétrica/9,6 m
Dimensões e Capacidades
Compr./Largura/Altura 3,734/1,579/1,516 m
Distância entre eixos 2,423m
Mala 270 litros
Depósito de combustível -
Pneus F 165/70 R14
Pneus T 165/70 R14
Peso 1045 kg
Relação peso/potência 23,2 kg/cv
Prestações e consumos oficiais
Vel. máxima 125 km/h
Acel. 0-100 km/h 13,7 s
Consumo médio 13,9 kWh/100 km
Autonomia 230
Garantias/Manutenção
Mecânica 3 anos/100.000 km
Pintura/Corrosão -
Bateria 8 anos/120.000 km
Imposto de circulação (IUC) 0 €

Medições

DACIA

Acelerações
0-50 km/h 4,2 s
0-100 / 130 km/h 13,7 s
0-400 / 0-1000 m 18,8/36,2 s
Recuperações
40-80 km/h (D) 8,9 s
60-100 km/h (D) 15 s
80-120 km/h (D) 19,6 s
Travagem
100-0/50-0km/h 41,4/9,2 m
Consumos
Consumo médio 12,9 kWh/100km
Autonomia 230 km

Conte-nos a sua opinião 0

TESTE