Com mais de 108.000 encomendas desde o seu lançamento em 2021, o Dacia Spring está mais alinhado do que nunca com o que o mercado procura. De conceção apoiada nos valores de mobilidade acessível da marca, o citadino de 4 lugares e 5 portas, com autonomia anunciada para 200 km, que é também o automóvel elétrico mais acessível do mercado europeu, ganhou uma nova linha Spring Extreme, associado a também novo motor elétrico com 65 cv, mais 20 cv do que a versão base.
Com carroçaria compacta de 3,7 metros de comprimento e um raio de viragem de apenas 4,8 metros, o modelo da marca romena está para a cidade como peixe na água, mas o aumento de músculo confere-lhe à vontade que não tinha, sobretudo para enfrentar os trajetos fora da urbe. A velocidade máxima está continua limitada a 125 km/h, mas a aceleração de 0 a 100 km faz-se agora em 13,7 segundos, registo que não sendo espetacular está muito acima dos 19,1 segundos que demora a versão de 45 cv nesta mesma medição.
A posição de condução está num plano elevado e a assistência da direção permite um tato levezinho, sem esforço, o que facilita a condução e as manobras na cidade, embora a precisão não melhore à medida que se aumenta de velocidade. Após selecionar o modo D no botão rotativo da consola, pressente-se que existe força suficiente para acelerações bem despachadas, o que acontece devido à entrega imediata do binário (125 Nm).
No habitáculo, qualidade de forros e materiais condizentes com o posicionamento low-cost, assim como à inexistência de ajuste do volante, à pequeníssima regulação em altura do banco do condutor e à localização, já em desuso, dos comandos elétricos dos vidros dianteiros no tablier.
A potência máxima do carregador de bordo é de 30 kW, pelo que num terminal rápido a operação demorará 56 minutos (0 a 80%). Optando-se pela operação em ficha doméstica de 2,3 kW, já são necessárias 13,5 horas e em wallbox de 7,4 kW cerca de 5h.
O interior é acanhado, embora esteja de acordo com as dimensões, tendo a mala a razoável capacidade de 270-290 litros, embora sem local especial ou bolsa dedicada para arrumar os cabos de carga, estes mal instalados por cima do pneu suplente, ao centro.
A autonomia real: 230 km, com recurso ao modo ECO.
O Spring Extreme 65 está disponível a partir de 22.050 €.