Pininfarina B95 é o carro elétrico mais caro do mundo

Motores elétricos do Battista, sistema de vectorização de binário às quatro rodas, monocoque ultraleve em fibra de carbono e preço a condizer…

Atualidade

Por AUTO FOCO 12:50

O Pininfarina B95 é um desportivo radical exclusivamente elétrico do qual serão produzidos apenas 10 unidades, cada uma destas a valer mais de 4,4 milhões de euros.

O design do B95 (B significa barchetta, que é o formato automóvel mais purista; o 95 assinala o aniversário da empresa com sede em Turim), focado inteiramente nas sensações de condução, não descura a qualidade da viagem, dispondo de duas pequenas cúpulas de plástico transparente que podem ser levantadas para desviar ligeiramente o fluxo de ar que chega aos dois ocupantes, tornando o passeio menos desconfortável…

A descoberto, o cockpit apresenta três ecrãs no painel de instrumentos, o central, de menores dimensões, mostra a velocidade, os das laterais fornecem informações do veículo e todas as funcionalidades do sistema multimédia.

Tecnicamente, a super-barchetta elétrica incorpora nada menos do que o sistema de propulsão do Battista, com quatro motores elétricos, um por cada roda, para um total de 1904 cv!

A gestão da entrega massiva de potência e binário faz-se em cinco programas de condução: Calm, Pure, Energica, Furiosa e Carattere.

No modo mais extremo, o Pininfarina acelera de 0 a 100 km/h em menos de dois segundos, ultrapassando os 300 km/h de velocidade de ponta.

A bateria de 120 kWh – cujos módulos estão alojados num invólucro de fibra de carbono – pode ser carregada a um máximo de 270 kW (portanto, tem uma arquitetura elétrica de 800 V) e necessita de 25 minutos para passar de 20 a 80% da capacidade.

O vídeo de apresentação abaixo:

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade