Empresa portuguesa desenvolve chassis inovador

Atualidade

Por Auto Foco 24-04-2018 13:32

O Grupo ISQ integra um consórcio para o desenvolvimento e teste de componentes de chassis inovadores a partir de aços avançados de terceira geração e que são mais leves e de elevada resistência.

Do projeto, denominado LightChassis, fazem parte a universidade alemã RWTH Aachen University, a empresa alemã Salzgitter Mannesman Forschung, a espanhola Gestamp, a universidade grega de Thessaly e o centro italiano Ricerche FIAT. O projeto tem a duração de três anos e implica um investimento de mais de 1,3 milhões de euros.

O presidente do ISQ, Pedro Matias, refere que “com a redução do peso do automóvel potencia-se uma redução significativa do consumo e das emissões de CO2, bem como a performance do veículo, em termos de acelerações e recuperações” e acredita que é este projeto será “uma grande mais-valia para o sector e para o consumidor, no quadro de cada vez maior preocupação com o desenvolvimento sustentável e as alterações climáticas”.

O material será projetado utilizando modelação termodinâmica e cinética para ‘escolha manual’ das composições que são candidatas potenciais, levando em conta as propriedades mecânicas e a viabilidade industrial.

“O ISQ fará o estudo de soldabilidade das novas ligas produzidas, bem como a caracterização metalúrgica e mecânica das juntas soldadas. Adicionalmente, far-se-á um estudo de impacto ambiental, através de metodologias de avaliação do ciclo de vida dos novos aços”, explica Pedro Matias.

“Este projeto trará grandes vantagens à indústria automóvel já que a tendência do futuro - fruto de regulamentações, eficiência e segurança - é produzir componentes para carroçaria e chassis mais leves. O objetivo deste projeto é projetar um novo aço, com teor médio de manganês, que será um candidato para substituir os aços usados atualmente no componente do chassi e levar a uma redução adicional de peso”, diz o presidente do ISQ.

Nesta fase, as ligas metálicas a produzir estão ainda em processo de simulação computacional, para serem selecionadas as que apresentem propriedades mais promissoras não só para a produção de chassis, como de outros componentes utilizados na produção de veículos.

Ler Mais

Conte-nos a sua opinião 0

Atualidade

ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.   Saiba mais   OK