A 5.ª etapa do Europeu de Fórmula 3, integrada no programa das 24 Horas de Spa-Francorchamps, arrancou hoje, com duas corridas, ambas com 15 voltas. O indiano Jeahn Daruvala, protegido da Force India F1, venceu a primeira, num Dallara F317-Volkswagen da Carlin. O espanhol Alex Palou foi 2.º, em Dallara F317-Mercedes da Hitech Bullfrog GP, a 3235 s, e o estónio Ralf Aron acabou no 3.º lugar, num Dallara F317-Mercedes da Prema, a 11,905 s.
Na corrida 2, Mick Schumacher arrancou da ‘pole position’ pela 1.ª vez, mas toque de companheiro de equipa (Guanyu Zhou) originou furo que provocou abandono, após o 4.º lugar na corrida inaugural. O britânico Dan Ticktum, vencedor do G.P. de Macu de 2017, acabou no 1.º lugar, depois de 16 voltas ao circuito com 7,004 km. Membro do Red Bull Junior Team, o piloto da Motorpark, num Dallara F317-Volkswagen, acabou à frente do companheiro de equipa Fabio Scherer (primeiro pódio do ‘rookie’ suíço), que viu a bandeira de xadrez 1,483 s depois. Na 3.ª posição, Duravala, a 1,666 s.
Ticktum, de 19 anos, após a 3.ª vitória em 14 corridas, em 2018, assumiu a liderança do campeonato de pilotos. Amanhã, 28, 3.ª corrida do fim de semana do Europeu de F3 em Spa-Francorchamps.