TS050-Hybrid favoritos na corrida de 6 Horas no circuito britânico; Félix da Costa em LMGTE Pro e Lamy em LMGTE Am
A Toyota conseguiu os dois primeiros lugares para a corrida de 6 Horas em Silverstone, Inglaterra, 3.ª etapa da supertemporada 2018-2019 do Mundial de Resistência (WEC). Na qualificação, TS050-Hybrid #7 mais rápido do que o #8, com o inglês Mike Conway a impor-se ao espanhol Fernando Alonso por apenas 0,411 s, cumprindo os 5,891 km do circuito britânico em 1.37,021 m – recentemente, no G.P. da Grã-Bretanha de Fórmula 1, pole position para Lewis Hamiton, em Mercedes, com 1.25,892 m.
É a 1.ª vez em 2018-2019 que o Toyota #7 derrota o #8, que lidera o WEC, após vitórias nas 6 Horas de Spa e nas 24 Horas de Le Mans, ambas depois de arranques do 1.º lugar da grelha de partida! No primeiro, com Comway, Kamui Kobayashi e José María López. No segundo, com o Alonso, Kasuki Nakajima e Sébastien Buemi.Na 3.ª posição, a 2,037 s, 1.º LMP1 privado e sem tecnologia híbrida, o BR1-AER #11 da russa SMP Racing, com Jenson Button, Vitaly Petrov e Mikhail Aleshin
Os vencedores das 6 Horas de Silverstone recebem o troféu mais antigo na história dos desportos motorizados, o Royal Automobile Club Tourist Trophy, que o RAC introduziu em 1905 e entregará pela 66.ª vez. Jacky Ickx, Jochen Mass e Allan McNish sobressaem no quadro de honra, com quatro triunfos.
Nos GT, pilotos portugueses a tempo inteiro nas duas categorias. Em LMGTE Pro, Félix da Costa partilha com Augusto Farfus a condução do BMW M8 GTE #82 do Team MTEK que continua em processo de desenvolvimento (depois do 5.º lugar na estreia, em Spa, desistência nas 24 Horas de Le Mans). Na qualificação de Silverstone, 7.º tempo (16.º à geral), a 1,004 s do Ford GT #66 de Stefan Mücke e Olivier Pla.
Em LMGTE Am, Pedro Lamy com Paul Dalla Lana e Mathias Lauda no Vantage GTE #98 da Aston Martin Racing. Os pilotos tentam a revalidação do título ganho em 2017, mas abandonaram em França, após triunfo no arranque da época. No circuito britânico, 4.º (22-º absoluto), a 0,337 s do Porsche 911 RSR #56 de Jorg Bergmeister, Egidio Pefetti e Patrick Lindsey.
Amanhã, corrida das 12h00 e as 18h00, com 34 carros, entre LMP1 (oito), LMP2 (sete), LMGTE Pro (10) e LMGTE Am (nove).